Com a eletrificação a alinhar-se de forma decidida como um dos pilares da mobilidade para o futuro, a tecnologia de baterias de estado sólido (comummente referida também pelo acrónimo inglês ASSB) deverá ser o próximo passo na evolução, prometendo uma densidade energética mais elevada, logo maiores autonomias e tempos de carregamento reduzidos.
Em entrevista ao site oficial da BMW, o novo diretor geral da Tecnologia de Baterias do Grupo BMW, Kurt Vandeputte, e o responsável pela sexta geração de tecnologia de motores elétricos do grupo (Gen6), Peter Lamp, explicaram quais os processos evolutivos da eletrificação nos automóveis das marcas que compõem o grupo e admitem que as baterias de estado sólido em automóveis de produção só estarão prontas no final desta década.
“Acredito que estamos num excelente caminho. Com o nosso parceiro Solid Power, estamos a estabelecer uma nova linha de desenvolvimento no nosso CMCC [NDR: Centro de Competências de Produção de Células) em Parsdorf. Nessa linha vamos trabalhar – em paralelo com o nosso parceiro nos Estados Unidos – nos próximos passos para trazer esta tecnologia avançada de baterias para os automóveis. Esta linha estará a funcionar no segundo trimestre de 2024”, começa por explicar Vandeputte.
“O potencial da tecnologia está lá: densidades energéticas mais altas aliadas à segurança idêntica, pelo menos, à de hoje. Mas, falando de forma realista, vamos precisar de mais alguns anos para amadurecer a tecnologia e torná-la pronta para a industrialização – não antes do final da década”, acrescenta.
Por seu turno, sobre os motores elétricos de nova geração, Lamp indica que os automóveis com a plataforma Neue Klasse, a partir de 2025, serão um grande passo em frente. “Este será o ponto de partida para aquilo que nós chamamos de tecnologia motriz Gen6 eDrive. No coração desta tecnologia estará a nossa nova célula cilíndrica: 20% mais de densidade energética volumétrica, tempos de carregamento 30% mais rápidos e autonomias 30% maiores em comparação com os respetivos modelos com a tecnologia Gen5”.O mesmo responsável considera ainda que a opção por células cilíndricas para as novas baterias da Neue Klasse é a que melhor permite tirar partido dos novos conceitos de integração de componentes da futura geração de elétricos do Grupo BMW.