Revisão da matéria dada: Gama A5 da Audi renova-se por inteiro

16/09/2019

A Audi renovou por completo a gama A5, incluindo todas as suas derivações Sportback, Coupé e Cabrio, dotando estes modelos de estilo mais dinâmico e de novas competências técnicas, como as motorizações mild-hybrid assentes em sistemas elétricos de 48 volts.

Modelo de segmento Premium, o Audi A5 não é uma geração inteiramente nova mas antes um facelift do automóvel estreado há cerca de dois anos, com a marca alemã a não querer perder tempo nem espaço no segmento com a sua atualização de meio de ciclo.

Esteticamente, os maiores destaques estão na dianteira, com a grelha ‘Singleframe’ mais desportiva e larga, associando-se a faróis mais estilizados que incorporam iluminação LED de série, opcionalmente Matrix LED. Atrás, imagem também mais desportiva, com novos grupos óticos (LED como opção e indicadores dinâmicos) e difusor a todo o comprimento do para-choques, integrando, consoante o caso, saídas de escape duplas ou quádruplas (estas últimas para os modelos de linha S5).

Quanto às motorizações, a Audi aposta em evoluções a gasolina e Diesel, não dispensando o quase obrigatório sistema de micro-hibridação com rede elétrica de 48 volts para os modelos de linha S (também com compressor elétrico), com o qual consegue reduzir os consumos e as emissões poluentes.

OA5 terá versões 35 TDI com motor 2.0 TDI de 163 CV de potência e 380 Nm de binário, 40 TDI com um 2.0 TDI de 190 CV e 340 Nm, 40 TFSI com um 2.0 TFSI de 190 CV e 320 Nm, 45 TDI com um 3.0 TDI de 231 CV e 500 Nm e um 50 TDI com um bloco 3.0 TDI de 285 CV e 620 Nm. Todos estes modelos terão a já referida tecnologia micro-híbrida de 12 ou de 48 volts e caixa automática.

Os mais desportivos modelos da gama S (sportback e coupé) também ganham tecnologia de 48 volts em associação a motor 3.0 TDI com 347 CV de potência e 700 Nm de binário máximo. Está associada a uma caixa automática de oito velocidades Tiptronic e tração integral quattro, acelerando dos zero aos 100 km/h em menos de cinco segundos e atingindo uma velocidade máxima de 250 km/h (limitada).

No interior, a grande reformulação é a aposta tecnológica com o novo sistema MMI assente em ecrã tátil de alta definição com 10.1 polegadas, já resultado da plataforma de terceira geração da Audi, com uma estrutura de menu mais nítida, controlo por voz e introdução de texto. Surge também com uma série de serviços conectados que permitem adicionar funcionalidades mesmo depois de adquirido o veículo, como são os casos de atualizações da navegação MMI Plus, rádio digital DAB+ ou o interface de smartphone.

Os modelos S5 trazem suspensão desportiva S de série, podendo ainda receber suspensão ajustável opcionalmente.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.