A Hyundai revelou o seu Robô de Carregamento Automático (ACR), um dispositivo robótico que automatiza o processo de carregamento dos veículos elétricos graças à sua capacidade de comunicar com o veículo e ligá-lo à tomada.

Este robô consegue não só ligar o veículo à tomada, como também remover o cabo uma vez terminado o processo, facilitando assim toda a envolvência em torno da ação de carregamento.

Num vídeo lançado pelo Grupo Hyundai, é possível ver como o ACR executa um processo de carregamento de forma autónoma. Utilizando um IONIQ 6 como unidade demonstrativa, o veículo estaciona num posto de carregamento, com o ACR a comunicar depois com o veículo para abrir a porta de carregamento, calculando depois a posição e o ângulo exato através de uma câmara, ligando depois o cabo ao bocal.

Uma vez terminado o processo, o pequeno robô remove o cabo e volta ao seu lugar, fechando a porta de carregamento do veículo elétrico.

Embora pareça um dispositivo simples, o ACR tira partido dos conhecimentos avançados do Grupo Hyundai na área da robótica, graças ao seu departamento Group Robotics Lab. No desenvolvimento do ACR, foram tidas em conta diversas variáveis, como a posição de estacionamento do veículo, o formato da porta de carregamento, as condições meteorológicas, potenciais obstáculos e o peso do cabo de carregamento. O desenvolvimento de um software capaz de ter em conta todas estas variáveis foi um dos maiores desafios para a equipa, de acordo com a própria Hyundai.

Para o efeito, o grupo desenvolveu um algoritmo que aplica ao robô uma tecnologia de inteligência artificial com base na câmara 3D disponível, dando-lhe extrema precisão. Além disso, o robô foi desenvolvido com proteção IP65 contra a água e pó, dando-lhe também maior resistência mesmo em condições meteorológicas mais desafiantes.

Os engenheiros instalaram também um dispositivo de segurança com um sensor laser integrado em torno do robô para prevenir possíveis incidentes com obstáculos fixos e em movimento.

O ACR será um dos destaques do Grupo Hyundai no Salão de Mobilidade de Seul, na Coreia do Sul, que irá decorrer entre 31 de março e 9 de abril.