A marca britânica de automóveis de luxo vai apostar fortemente no seu serviço Bespoke, que personaliza os Rolls-Royce ao gosto do cliente com tudo o que este quiser, desde esculturas em ouro a obras de arte em madrepérola.
A decisão da Rolls-Royce é tomada depois de a marca, a exemplo de outros fabricantes de automóveis sofisticados, ter visto uma procura crescente por parte de consumidores ricos de conteúdo automóvel personalizado.
A marca do grupo BMW afirma que, só em 2024, os seus “artesãos criaram detalhes requintados que incluíam esculturas de ouro maciço de 18 quilates, bordados consistindo em mais de 869,500 pontos, folheados de madeira incluindo 500 peças de madeira de formato individual e acabamentos de pintura holográfica”.
A expansão da fábrica de Goodwood se destina a servir os clientes dos seus serviços Bespoke e do seu programa Coachbuild – um serviço apenas para convidados em que os clientes mais abastados podem “criar um automóvel totalmente original”.O investimento de 300 milhões de libras é o maior desde a abertura da fábrica em 2003, quando empregava 300 pessoas e produzia um carro por dia, disse a empresa. Hoje, Goodwood emprega 2.500 pessoas e produz 28 carros por dia, disse.
Globalmente, a Rolls-Roice vendeu 5.712 carros em 2024, uma queda de mais de 5% em relação aos 6.032 carros que vendeu em 2023. Mas os serviços Bespoke alcançaram um resultado recorde.
“Os resultados recorde da Bespoke em 2024 demonstram que os nossos clientes são cada vez mais atraídos pela marca para criar automóveis cada vez mais ambiciosos e valiosos, desfrutando assim da experiência excecional e altamente personalizada que a propriedade da Rolls-Royce proporciona. Isto sublinha o nosso compromisso de criar valor para os nossos clientes e para aqueles que têm uma participação no nosso negócio,” afirmou Chris Brownridge, Diretor Executivo da Rolls-Royce Motor Cars.