RS 4 Avant: A carrinha da Audi com 450 CV para famílias desportivas

18/05/2019

Capaz de acelerar dos zero aos 100 km/h em apenas 4,1 segundos, a carrinha RS 4 Avant da Audi promete agradar aos entusiastas da condução desportiva e, ao mesmo tempo, mostrar grande versatilidade de utilização familiar, graças à sua carroçaria mais funcional. É proposto em Portugal com um preço a partir de 110.330 euros.

Na sua quarta geração, este modelo com aspeto agressivo e competência técnica melhorada, recorre a um motor V6 TFSI de 2.9 litros (com injeção direta de gasolina, duplo turbocompressor e sistema de válvulas Audi valvelift) com 450 CV de potência disponível entre as 5700 e as 6700 rpm, debitando ainda um máximo de 600 Nm de binário numa faixa de regime entre as 1900 e as 5000 rpm. A potência do motor 2.9 TFSI biturbo é transmitida através da tração integral permanente quattro e de uma caixa tiptronic de oito velocidades com regulação desportiva.

Valores que lhe permitem ostentar uma aceleração de zero a 100 km/h em 4,1 segundos e uma velocidade máxima limitada de 250 km/h (com o opcional Pacote Dynamic RS, a velocidade máxima aumenta para 280 km/h). Já o consumo combinado é de 9,5 l/100 km e as emissões combinadas são de 216 g/km de CO2.

Detalhes dinâmicos

Inspirando-se nalguns detalhes do mundo da competição automóvel, como o lendário Audi 90 quattro IMSA GTO, este RS 4 Avant sobressai pela agressividade: na parte dianteira sobressai a grelha Audi singleframe com estrutura alveolar em alumínio mate e em preto brilhante, e o logotipo RS 4. Na traseira, surge a inserção específica RS no difusor, além de um opcional sistema de escape desportivo RS, com ponteiras de escape ovais em preto brilhante.

Este modelo apresenta um comprimento de 4782 mm, uma largura de 1866 mm e uma altura de 1414 mm, transmitindo maior opulência graças às jantes em liga de leve de 20 polegadas com design de cinco raios duplos, em preto antracite brilhante, que deixam observar as maxilas de travão lacadas em vermelho brilhante, disponíveis opcionalmente. Também opcionais são os faróis Audi Matrix LED, com intermitentes dinâmicos em design específico para os modelos RS.

Existe ainda outros elementos adicionais, como o Pacote de Design em Carbono e alumínio mate, que inclui spoiler dianteiro, inserções na soleira das portas e inserção no difusor em carbono, incluindo grelha do radiador e barra do difusor em alumínio mate.

No interior, destaque para o volante desportivo RS de três braços multifunções plus, em couro, com patilhas e fundo plano, até às inserções decorativas com look RS em fibra de carbono, ambos de série. Além disso, os bancos dianteiros desportivos RS reforçam uma sensação similar a um carro de competição, devido às suas pronunciadas zonas laterais.

Para o condutor está ainda disponível opcionalmente o Audi virtual cockpit, assente no ecrã LCD de 12,3 polegadas. Além de informações gerais sobre os sistemas de navegação ou assistência à condução, também podem visualizar-se funções específicas RS, como a luz de mudança de direção, a pressão de sobrealimentação e da temperatura do óleo, bem como o “lap timer” ou o conta rotações. A potência do motor, o medidor de forças G e a velocidade também podem ser visualizadas, enquanto o opcional head-up display também exibe os dados mais importantes diretamente no seu campo de visão.

A suspensão desportiva RS do Audi RS 4 Avant é sete milímetros mais baixa do que no modelo base A4 com suspensão desportiva. Para uma condução ainda mais exigente são propostos, em opção, a suspensão desportiva RS com Dynamic Ride Control (DRC), travões de cerâmica e direção dinâmica com regulação específica RS.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.