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A Seat está a testar um sistema que permite que o automóvel comunique com os sinais rodoviários, informe o condutor de como se encontram os semáforos à frente ou alerte para problemas de trânsito em rota.

A espanhola Seat, em parceira com a Direção Geral de Tráfego e a Câmara Municipal de Barcelona, com recurso ao suporte técnico da ETRA (Electronic Trafic), tem em marcha um projeto inovador que permite conectar automóveis com semáforos ou painéis informativos sobre o estado do trânsito. A tecnologia permite ainda que informações sobre incidentes na estrada cheguem diretamente ao veículo, tudo em prol da segurança e de uma maior eficiência na condução. Jordi Caus, Chefe de Mobilidade Urbana da Seat, não tem dúvidas de que quanto mais informação, menor é a exposição a situações de risco. “Pretendemos um impacto significativo na redução de acidentes e de trânsito, com um efeito positivo no meio envolvente”, explica aquele especialista. “Neste projeto, os novos modelos de automóveis conectados da Seat recebem informação de trânsito em tempo real que está armazenada na nuvem central da DGT, incluindo os painéis informativos das estradas ou o estado dos semáforos nas cidades”, acrescenta.

Amarelo, reduza a velocidade…

No projeto da Seat, automóvel e infraestruturas estão em contacto através da cloud mediante tecnologia celular com tempos de latência de 300 milissegundos. Quando um automóvel se aproxima do semáforo, o sistema já recebeu e analisou a informação enviada à rede e calcula automaticamente a distância e a velocidade da viatura, para emitir um alerta que aparece no ecrã mostrando se o sinal está ou se é aconselhável começar a reduzir velocidade, antecipando a passagem para vermelho.

“O sistema fica bloqueado se o limite de velocidade não for respeitado, o que é muito importante para a segurança rodoviária. O objetivo é ser uma ferramenta de auxílio que permita uma condução mais uniforme”, assegura Manuel Valdés, Chefe de Mobilidade e Infraestruturas da Câmara Municipal de Barcelona.

“Com este projeto, estamos a dar o primeiro passo para conectar automóveis com a infraestrutura geral rodoviária. Começámos com funções informativas, mas, pensando no futuro, seremos capazes de atuar diretamente em automóveis em situações de risco”, assegura Jordi Caus.