O quarto modelo da Ocean Series, depois do BYD Dolphin, Seal e Seal U, é o Sealion 7, o novo SUV do segmento D, que a BYD apresentou em Lisboa e é também o sétimo modelo 100% elétrico lançado pela marca chinesa em Portugal.

 

Com um comprimento total de 4.830 mm e uma distância entre eixos de 2.930 mm, o BYD Sealion 7 é apenas 30 mm mais comprido do que o BYD Seal, mas o diferente posicionamento está refletido na altura, porque a linha do tejadilho do BYD Sealion 7 é 160 mm mais alta do que a do seu congénere.

O Sealion 7 utiliza a arquitetura de veículos de última geração da BYD, a e-Platform 3.0, concebida exclusivamente para veículos elétricos. Tal como os restantes modelos da marca, o BYD Sealion 7 utiliza baterias de lâmina de fabrico próprio (“Blade Battery”) que neste caso garantem até 502 km de autonomia WLTP.

BYD Blade Battery utiliza fosfato de ferro-lítio (LFP) como material catódico. O LFP tem níveis mais altos de segurança e durabilidade em comparação com as baterias convencionais de iões de lítio, além de ser 100% livre de cobalto. As baterias LFP também são mais resistentes a temperaturas extremas, menos sensíveis a flutuações de temperatura e podem suportar mais ciclos de carga e descarga com praticamente nenhuma perda de capacidade, o que lhes confere maior longevidade.

No eixo traseiro da versão Comfort está um motor que produz 230 kW e 380 Nm de binário que permite ao BYD SEALION 7 percorrer 0-100 km/h em 6,7 segundos e atingir uma velocidade máxima de 215 km/h.

A versão Excellence AWD, com tração integral, recorre a mais uma unidade motriz com 160 kW no eixo dianteiro, para assegurar uma potência combinada de 390 kW e 690 Nm de binário. Nesta versão a velocidade máxima do BYD Sealion 7 mantêm-se nos 215 km/h, mas a aceleração dos 0 aos 100 km/h é de apenas 4,5 segundos.

Existem duas capacidades de bateria: a versão Comfort com tração traseira apresenta uma Blade Battery de 82,5 kWh, o que garante ao veículo uma autonomia combinada WLTP de 482 km; a versão topo de gama, Excellence AWD, recebe uma bateria maior, com uma capacidade de 91,3 kWh que permite uma autonomia de até 502 km.

A marca refere que a bomba de calor que está montada de série no modelo, que usa o calor residual do motor elétrico, ajuda a maximizar a autonomia, especialmente em condições frias.

Todas as versões dispõem de carregamento AC trifásico de 11 kW de série e possibilidade de carregamento rápido DC. A versão Comfort pode ser recarregada até 150 kW, permitindo que a bateria seja recarregada de 10% a 80% em 32 minutos. A versão Excellence AWD com a bateria maior pode atingir velocidades de carregamento de 230 kW quando ligado a uma estação de carregamento ultrarrápida DC, permitindo que a carga vá de 20% a 80% em 24 minutos. Este novo SUV que chega ao mercado tem tecnologia Vehicle-to-Load (V2L) que permite alimentar itens domésticos (até 3,3 kW).

A versão Comfort do BYD Sealion 7 tem jantes de 19 polegadas e a mais equipada, Excellence está dotada de jantes de 20 polegadas e acrescenta ao equipamento da versão Comfort os interiores com couro Nappa e um head-up display.

No interior, para o condutor existe um painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, já no centro do tablier está um ecrã de 15,6 polegadas que pode girar entre a orientação retrato (na vertical) e paisagem (na horizontal). Este ecrã possui o software mais recente da BYD, que traz uma interface reformulada capaz de mostrar uma renderização 3D completa do carro, o que, por sua vez, permite que os utilizadores utilizem os elementos visuais para ativar itens, como abrir janelas ou portas, em vez de pesquisar através de uma lista de funções.

O modelo tem quatro modos de condução, para uma variedade de preferências e situações de estrada: o Modo ECO (amplia a autonomia de condução tanto quanto possível); Modo normal (experiência de condução equilibrada para uma utilização quotidiana); Modo SPORT (ênfase no desempenho desportivo, proporcionado uma resposta mais forte na aceleração); e Modo de neve (maximiza a tração e estabilidade em superfícies escorregadias).

A capacidade da bagageira é de 520 litros. Rebatendo os bancos alcança-se um total de 1.789 litros de capacidade. Há ainda um porta-bagagens dianteiro (‘frunk’) com 58 litros de capacidade, ideal para armazenar cabos de carregamento ou até mesmo uma pequena bolsa.

O breve contacto que o Motor24 teve na apresentação nacional ao volante da versão Excellence, ao circular pelas ruas de Lisboa, que incluiu um pouco de auto estrada, permitiu confirmar algumas qualidades referidas na apresentação. Destacamos o espaço interior, tanto nos lugares dianteiros como traseiros, isto apesar da volumosa consola central à frente que disponibiliza muito espaço para arrumação.

A suspensão foi outro dos pontos positivos, com um bom compromisso entre firmeza e conforto. A boa capacidade de aceleração e recuperação, de certa forma expectável graças aos 390 kW (530 cv) disponibilizados.

O BYD Sealion 7 já está disponível em Portugal com preço a partir de 47.990 euros para a versão Comfort e o topo de gama Excellence chega por 56.490 euros (acresce despesas). O modelo apresenta-se, nas palavras do fabricante, como “um modelo premium, mas acessível”.