Com um comprimento total de 4.830 mm e uma distância entre eixos de 2.930 mm, o BYD Sealion 7 é apenas 30 mm mais comprido do que o BYD Seal, mas o diferente posicionamento está refletido na altura, porque a linha do tejadilho do BYD Sealion 7 é 160 mm mais alta do que a do seu congénere.
O Sealion 7 utiliza a arquitetura de veículos de última geração da BYD, a e-Platform 3.0, concebida exclusivamente para veículos elétricos. Tal como os restantes modelos da marca, o BYD Sealion 7 utiliza baterias de lâmina de fabrico próprio (“Blade Battery”) que neste caso garantem até 502 km de autonomia WLTP.
BYD Blade Battery utiliza fosfato de ferro-lítio (LFP) como material catódico. O LFP tem níveis mais altos de segurança e durabilidade em comparação com as baterias convencionais de iões de lítio, além de ser 100% livre de cobalto. As baterias LFP também são mais resistentes a temperaturas extremas, menos sensíveis a flutuações de temperatura e podem suportar mais ciclos de carga e descarga com praticamente nenhuma perda de capacidade, o que lhes confere maior longevidade.
No eixo traseiro da versão Comfort está um motor que produz 230 kW e 380 Nm de binário que permite ao BYD SEALION 7 percorrer 0-100 km/h em 6,7 segundos e atingir uma velocidade máxima de 215 km/h.A versão Excellence AWD, com tração integral, recorre a mais uma unidade motriz com 160 kW no eixo dianteiro, para assegurar uma potência combinada de 390 kW e 690 Nm de binário. Nesta versão a velocidade máxima do BYD Sealion 7 mantêm-se nos 215 km/h, mas a aceleração dos 0 aos 100 km/h é de apenas 4,5 segundos.
Existem duas capacidades de bateria: a versão Comfort com tração traseira apresenta uma Blade Battery de 82,5 kWh, o que garante ao veículo uma autonomia combinada WLTP de 482 km; a versão topo de gama, Excellence AWD, recebe uma bateria maior, com uma capacidade de 91,3 kWh que permite uma autonomia de até 502 km.
A marca refere que a bomba de calor que está montada de série no modelo, que usa o calor residual do motor elétrico, ajuda a maximizar a autonomia, especialmente em condições frias.
A versão Comfort do BYD Sealion 7 tem jantes de 19 polegadas e a mais equipada, Excellence está dotada de jantes de 20 polegadas e acrescenta ao equipamento da versão Comfort os interiores com couro Nappa e um head-up display.
No interior, para o condutor existe um painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, já no centro do tablier está um ecrã de 15,6 polegadas que pode girar entre a orientação retrato (na vertical) e paisagem (na horizontal). Este ecrã possui o software mais recente da BYD, que traz uma interface reformulada capaz de mostrar uma renderização 3D completa do carro, o que, por sua vez, permite que os utilizadores utilizem os elementos visuais para ativar itens, como abrir janelas ou portas, em vez de pesquisar através de uma lista de funções.
O modelo tem quatro modos de condução, para uma variedade de preferências e situações de estrada: o Modo ECO (amplia a autonomia de condução tanto quanto possível); Modo normal (experiência de condução equilibrada para uma utilização quotidiana); Modo SPORT (ênfase no desempenho desportivo, proporcionado uma resposta mais forte na aceleração); e Modo de neve (maximiza a tração e estabilidade em superfícies escorregadias).
A capacidade da bagageira é de 520 litros. Rebatendo os bancos alcança-se um total de 1.789 litros de capacidade. Há ainda um porta-bagagens dianteiro (‘frunk’) com 58 litros de capacidade, ideal para armazenar cabos de carregamento ou até mesmo uma pequena bolsa.
A suspensão foi outro dos pontos positivos, com um bom compromisso entre firmeza e conforto. A boa capacidade de aceleração e recuperação, de certa forma expectável graças aos 390 kW (530 cv) disponibilizados.
O BYD Sealion 7 já está disponível em Portugal com preço a partir de 47.990 euros para a versão Comfort e o topo de gama Excellence chega por 56.490 euros (acresce despesas). O modelo apresenta-se, nas palavras do fabricante, como “um modelo premium, mas acessível”.