A SEAT já tem quatro nomes em discussão para o seu novo SUV de grandes dimensões: Alborán, Aranda, Ávila e Tarraco. Estes foram os nomes selecionados e que chegaram à fase final do concurso levado a cabo pela marca espanhola, depois de superarem os exigentes critérios da SEAT para a designação do seu novo SUV que ficará acima do Ateca.

A SEAT recebeu mais de 10.000 propostas para o novo modelo espanhol, com a marca a considerar que os quatro finalistas respeitaram três critérios fundamentais: refletir o ADN da companhia, ser fácil de pronunciar e ser único.

De acordo com Lucas Casasnovas, diretor de Marketing e de Produto da SEAT, a reflexão do ADN concretiza-se com os “genes que identificam a marca e o carácter do modelo [que] são a primeira coisa a ter em conta. A SEAT tem um espírito jovem e entre os seus valores está o dinamismo e a paixão pelo design. E neste caso, além de tudo isso, deve ir ao encontro do ADN do novo SUV de grandes dimensões, destacando as sensações de espaço e de robustez”.

Além disso, o nome tem de ser fácil de pronunciar: “Para que um nome seja fácil de recordar não pode ser demasiado longo. Para este modelo procuramos um que tenha umas cinco a sete letras”, identifica Casasnovas. O nome escolhido será pronunciado em mais de 80 países para onde a SEAT exporta os seus automóveis, razão pela qual “é necessário comprovar que resulta corretamente a nível fonético e que não tem um significado estranho ou soe mal noutra língua”, explica Núria Vila, perita em naming na agência Nombra, que também participa neste processo.

O último critério é que seja único, sendo preciso confirmar que cada nome pode ser usado legalmente. Confirma-se que as propostas são válidas internacionalmente e que, por exemplo, não estão registadas por outras marcas em nenhum dos países no qual opera a SEAT.

Posto isto, há ainda uma etapa suplementar, em que um ‘focus group’, composto por uma dezena de homens e mulheres que, pelo seu perfil, poderiam ser possíveis compradores, dão a sua opinião. Estes estudos foram desenvolvidos em vários países, como Espanha, Alemanha e França, entre outros, e as opiniões recolhidas são fundamentais para se perceber se os nomes selecionados podem ter uma boa receção junto dos futuros consumidores.

Depois dos topónimos finalistas revelados no Salão de Frankfurt, a SEAT deixa nas mãos do público a eleição final. Todos os que queiram votar no seu candidato podem fazê-lo através de seat.es/buscanombre e de seat.com/seekingname. O nome que reunir mais votos sairá vencedor, sendo divulgado antes de 15 de outubro.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.