A SEAT apresentou o Ibiza atualizado, tanto no exterior, como no interior, dispondo igualmente de novos níveis de conectividade e de segurança. Sob o capot, o renovado Ibiza contará com seis motorizações diferentes, de 80 CV a 150 CV, a gasolina e a gás comprimido, associadas a caixas manual ou automática de dupla embraiagem (DSG).

Com 37 anos de presença no mercado, o Ibiza estabeleceu-se como um dos modelos mais importantes da marca espanhola, com cerca de seis milhões de unidades vendidas, sendo agora o momento de renovar a quinta geração.

Por fora, o Ibiza passa a contar com tecnologia LED de série na iluminação, destacando-se ainda as novas opções de jantes (de 17 e de 18 polegadas) e a denominação do modelo na tampa da bagageira em estilo manuscrito. Os clientes poderão escolher entre nove tonalidades exteriores, incluindo duas novas cores: Azul Sapphire e Azul Asphalt.

Se o exterior apresenta algumas novidades bem evidentes, é no interior que este utilitário mais se destaca, com o Ibiza a dispor de linguagem de design atualizada e mais sofisticada, acompanhada de retoques tecnológicos e de conectividade, a par de novos materiais, considerados mais elegantes pela SEAT. Aliada a isso está a aplicação da tecnologia de iluminação ambiente no habitáculo e a integração do mais recente sistema de infoentretenimento, agora posicionado num plano superior, mais ergonómico – juntamente com um novo volante multifunções em Nappa e mais ergonómico – para que o interior represente uma forte atualização na linguagem da personalidade do automóvel.

O Digital Cockpit de 10.25” também marca presença para uma presenta mais digital do novo Ibiza.

De acordo com a marca catalã, as melhorias foram aplicadas na montagem, no acabamento e na qualidade de todos os componentes, destacando-se o novo tablier completamente suave ao toque, em complemento com o novo volante multifuncional em Nappa (disponível nos níveis de equipamento Xcellence e FR) conjunto que garante um nível superior de acabamentos.

O sistema de infoentretenimento tem duas opções de ecrãs táteis – 8.25” e de 9.2” – e passa a contar com sistema Full Link sem fios importando diretamente o Android Auto e CarPlay do smartphone para o habitáculo, disponibilizando ainda o SEAT Connect com cartão eSIM integrado. Os utilizadores podem interagir com o sistema usando linguagem natural após a frase que desperta o sistema: “Hola Hola”.

Com o SEAT Connect, o Ibiza ganha em segurança, podendo entrar em contacto com os serviços de emergência em caso de acidente ou os serviços SEAT através do botão de “chamada privada”, um assistente que permite ao condutor falar com os serviços SEAT na sua própria língua, esteja onde estiver. Este serviço será disponibilizado sem qualquer encargo no primeiro ano em qualquer nível de equipamento que o condutor escolha.

Em complemento, também inclui a SEAT Connect App para acesso a serviços remotos. Os utilizadores podem aceder remotamente à informação respeitante ao automóvel: dados de viagem, estacionamento, estado do veículo, incluindo portas e luzes, programar alertas de velocidade para que possa ser avisado se alguém na condução do seu veículo o fizer demasiado depressa, alertas de zonas e de antirroubo, abertura e fecho das portas com serviço “trancar” e “destrancar” à distância, ou a possibilidade de ativar remotamente a buzina e os indicadores de direção de forma a ajudar a localizar mais facilmente o veículo.

Motores dos 80 aos 150 CV

A gasolina e o gás natural comprimido (GNC) ocupam o lugar central na gama motriz do renovado SEAT Ibiza, com cinco motores a gasolina com potências entre 80 CV e 150 CV, acompanhados pela unidade a GNC com 90 CV, associados a transmissões manuais ou de dupla embraiagem DSG.

A motorização de entrada do motor de três cilindros a gasolina multiponto 1.0 MPI é associada à caixa manual de cinco velocidades com 80 CV e 93 Nm de binário máximo.

A tecnologia de injeção direta é aplicada depois à restante gama, que passa por três opções do 1.0 EcoTSI e do maior 1.5 EcoTSI.

O 1.0 TSI 95CV, associado à caixa manual de cinco velocidades assegura 175 Nm de binário. A variante de topo da unidade de três cilindros entrega 110 CV e 200 Nm, surgindo associada a caixa manual de seis velocidades ou à transmissão de dupla embraiagem DSG de sete velocidades. No topo da gama está ao 1.5 EcoTSI de 150 CV e 250 Nm.

Adicionalmente à oferta da gama a gasolina, o novo SEAT Ibiza também dispõe de uma versão GNC, o 1.0 TGI 90 CV com caixa manual de seis velocidades e 160 Nm de binário

Um veículo a GNC reduz as emissões de CO2 em cerca de 25% comparativamente a um veículo a gasolina com performance equivalente. A par dos benefícios ecológicos e fiscais, a tecnologia TGI também permite custos mais baixos por cada quilómetro percorrido, em até 50% menos do que num modelo equivalente a gasolina e de 30% mais baixos face ao Diesel.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.