A SEAT Portugal terá a partir de 1 de maio um novo Diretor Geral, com Pedro Fondevilla a ser nomeado para aquele cargo em substituição de David Gendry, que deixou a empresa por seu próprio pedido.

Com mais de 20 anos de experiência na indústria automóvel, Fondevilla irá assumir a responsabilidade das operações das marcas SEAT e CUPRA em Portugal. Desde janeiro de 2018 que Fondevilla era o diretor de Marketing de Produto da SEAT S.A., liderando a estratégia global de Marketing de Produto, coordenando as áreas comerciais para atingir os objetivos de margem de contribuição.

Foi também responsável pelo desenvolvimento da estratégia de veículos elétricos para aumentar a competitividade da SEAT e da CUPRA. A partir de agora, Fondevilla terá como objetivo o crescimento da SEAT e a promoção da marca CUPRA em Portugal, com especial ênfase na introdução dos modelos híbridos e elétricos da empresa.

O presidente da SEAT S.A., Wayne Griffiths, sublinhou que “Pedro Fondevilla é um gestor muito talentoso. Nos últimos anos, tornou-se uma referência na área Comercial ao transformar as áreas de vendas e pós-venda para o veículo elétrico” Griffiths acrescentou que “graças à sua experiência em estratégias de marketing e comerciais, e ao seu conhecimento do mercado da eletricidade, estou convencido de que é a pessoa ideal para continuar a promover o crescimento da SEAT e de CUPRA em Portugal, e torná-lo ainda mais um país competitivo e de sucesso”.

Pedro Fondevilla sublinhou que “a eletrificação é um fator chave para o crescimento das marcas SEAT e CUPRA num país onde as vendas de veículos eletrificados aumentaram mais de 50% em 2020. É um desafio motivador para o qual tenho uma Equipa e uma Rede de Concessionários com experiência e compromisso”.

Fondevilla é licenciado em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade de Barcelona e pós-graduado em Marketing pela ESADE Business School. Fondevilla iniciou a sua carreira profissional como ‘controller’ em França pelo Grupo Renault, antes de voltar a Espanha com o mesmo grupo. Em 2006, ingressou no Grupo Volkswagen España Distribución (então VAESA), ocupando diversos cargos na área Comercial até chegar ao Departamento de Marketing da marca Volkswagen, cargo que ocupou até 2018, ano em que ingressou na SEAT S.A.