A SEAT vai ter um novo Presidente a partir de dia 1 de outubro, com Wayne Griffiths a assumir o cargo após nomeação por parte do Conselho de Administração da SEAT, liderado pelo Presidente da Comissão Executiva do Grupo Volkswagen, Herbert Diess.

Wayne Griffiths continuará também como CEO e Presidente da marca CUPRA e, por enquanto, como Vice-Presidente Executivo Comercial da empresa. Carsten Isensee continuará a ser Vice-Presidente Executivo de Finanças e TI, cargo que já tinha ocupado durante a sua presidência da SEAT.

De acordo com Herbert Diess, Presidente do Conselho de Administração da SEAT, “Wayne Griffiths é um dos administradores mais qualificados do grupo [Volkswagen]. Durante os últimos quatro anos, levou as vendas da SEAT a níveis recorde e está a liderar o desenvolvimento da nova marca CUPRA. Ele conta com todo o meu apoio e estou convencido de que continuará este caminho de sucesso na SEAT”.

Herbert Diess também expressou a sua gratidão a Carsten Isensee pelo seu trabalho enquanto Presidente em funções, já que “assumiu a liderança e responsabilidade em meses difíceis marcados pelos efeitos da Covid-19 e garantiu a continuidade das operações comerciais”.

Wayne Griffiths juntou-se à SEAT em 2016 como responsável máximo de vendas, tendo ajudado a marca catalã a consolidar o seu negócio e a assumir uma posição de destaque dentro do Grupo Volkswagen. Com Wayne Griffiths à frente da área comercial, a SEAT lançou a maior ofensiva de produtos até agora, e quebrou todos os recordes de vendas, com um aumento de mais de 40% entre 2016 e 2019. O novo presidente é também um dos fundadores da marca CUPRA e do novo SEAT MÓ.

Longa carreira no Grupo Volkswagen

Griffiths iniciou a sua carreira no concessionário de automóveis do seu pai, antes de estudar Gestão Internacional e de Alemão em Leeds, no Reino Unido. Griffiths esteve sempre ligado ao Grupo Volkswagen. Começou em 1989 na Audi AG em Ingolstadt. Depois de ter trabalhado durante dois anos na SEAT (entre 1991 e 1993), regressou à marca alemã, na qual ocupou vários cargos de responsabilidade na nova divisão comercial em diferentes mercados. Em 2016 foi nomeado Vice-Presidente Comercial da SEAT, em janeiro de 2019 assumiu o cargo de CEO da CUPRA e, no início deste ano, foi nomeado Presidente do Conselho de Administração da CUPRA.

O novo presidente vai liderar um novo capítulo nos 70 anos de história da SEAT, empresa com duas marcas bem definidas, SEAT e CUPRA. O seu principal objetivo será impulsionar a transformação da SEAT e das suas marcas para a eletrificação e mobilidade sustentável, bem como desenvolver a marca CUPRA. Para o efeito, a empresa anunciou em julho passado um plano de investimento de 5 mil milhões de euros entre 2020 e 2025. Numa primeira fase, a SEAT e a CUPRA vão lançar cinco novos modelos elétricos e híbridos plug-in até 2021.

A SEAT nomeou ainda Herbert Steiner como o novo Vice-Presidente de Produção e Logística, a partir de 1 de novembro. Steiner substituirá Christian Vollmer, que se juntou à Volkswagen como novo responsável de produção da marca.

Licenciado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Tecnologia de Graz, Herbert Steiner começou a trabalhar na Audi AG em 1998, como supervisor de produção. Em 2006, Steiner tornou-se secretário-geral da SEAT, cargo que ocupou até ser nomeado diretor da SEAT Componentes, em 2010. Após o seu tempo na SEAT, assumiu o cargo de Diretor-Geral de Produção de Motores e membro do Conselho de Administração de Produção Automóvel da Audi Hungria. Desde 2018, ocupou o cargo de Responsável da Divisão de Motores e Foundry da Volkswagen Group Components.