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Sem asa ‘para voar’: Porsche revela novo 911 GT3 Touring Package

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Adotando uma postura mais discreta, o Porsche 911 GT3 Touring Package rejeita a expressiva asa traseira e aposta em caixa manual de seis velocidades como equipamento de série. A marca alemã dá assim continuidade à versão de sucesso lançada na geração anterior, demonstrando que existe uma grande procura por modelos desportivos de ideologia mais clássica.

A sétima geração do poderoso GT de 510 CV recupera a denominação “Touring package”, que remonta a uma variante de equipamento do 911 Carrera RS do ano de 1973. Já na altura, o foco foi num 911 de design purista e interior com elementos clássicos. A Porsche reviveu a ideia em 2017 e, pela primeira vez, ofereceu o Touring package para a anterior geração do 911 GT3, a 991.

Pesando apenas 1418 kg, a diferença mais evidente deste GT3 está na asa traseira, ou melhor, na ausência da enorme asa traseira fixa do 911 GT3 apresentado anteriormente. A força descendente necessária a alta velocidade é garantida por um spoiler traseiro extensível automaticamente. Os frisos das janelas laterais em cor prata produzidos em alumínio anodizado representam outra caraterística distinta, ao passo que a secção dianteira é totalmente pintada na cor exterior.

O interior com elementos alargados em pele em preto está disponível exclusivamente para o GT3 Touring package. A dianteira do tablier e as secções superiores laterais dos painéis das portas possuem uma superfície com relevo especial. O aro do volante, a alavanca da caixa de velocidades, a cobertura da consola central, os apoios de braços nos painéis das portas e as pegas das portas são revestidos em pele preta. O interior parcialmente em pele inclui também pespontos em preto. Os encostos de cabeça possuem o escudo Porsche em relevo. As proteções das soleiras das portas e os frisos do tablier são em alumínio escovado em preto.

A Porsche disponibiliza praticamente todo o equipamento opcional para o 911 GT3 em combinação com o Touring package. Isto inclui todas as cores para o exterior e jantes, faróis LED com Porsche Dynamic Light System e Porsche Dynamic Light System Plus, diversos sistemas de assistência, travões cerâmicos PCCB, sistema de elevação do eixo dianteiro, todas as variantes de bancos, Pacote Sport Chrono e sistemas de áudio.

De resto, apesar de rejeitar a grande asa traseira, o 911 GT3 Touring Package mantém elementos baseados no bem-sucedido 911 RSR GT de competição, a par do motor seis cilindros boxer com 4.0 litros e 510 CV da unidade motriz do 911 GT3 R, testado na competição de resistência. Apesar de uma carroçaria mais larga, jantes mais largas e elementos técnicos adicionais, o peso do novo GT3 está a par com o do seu antecessor. Pesa apenas 1418 kg com a caixa de velocidades manual e 1435 kg com a caixa de dupla embraiagem (PDK), que também está disponível neste Touring Package. O capot em fibra de carbono reforçada com plástico (CFRP), os vidros mais leves e as jantes forjadas exemplificam o foco na poupança de peso, assim como o faz o sistema de escape desportivo de baixo peso.

No habitáculo, surge pela primeira vez um ecrã para pista: com o pressionar de um botão, os ecrãs à esquerda e à direita do conta-rotações ficam reduzidos às informações essenciais sobre pressão dos pneus e óleo, temperatura do óleo e líquido de refrigeração e nível do depósito de combustível. O 911 GT3 tem um seletor de modos facilmente acessível, colocado no volante. Facilita a transição entre o modo Normal e os modos personalizáveis, Sport e Track.

O novo 911 GT3 tem um preço a partir de 225.131 euros.

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