A Skoda deu início à produção de sistemas de baterias para os automóveis elétricos do Grupo Volkswagen produzidos com base na Plataforma Modular Elétrica (MEB) na sua fábrica de Mladá Boleslav, na República Checa.

Isto faz da sede principal do fabricante de automóveis a única unidade de produção de sistemas de baterias MEB na Europa fora da Alemanha. Cerca de 250 empregados irão montar, em breve, mais de 250.000 sistemas de baterias MEB, por ano, na nova linha de produção. Além dos automóveis da Skoda, estas baterias serão também instaladas em modelos da plataforma MEB fabricados pela Volkswagen, Audi e SEAT.

De acordo com Michael Oeljeklaus, membro do Conselho de Produção e Logística da Skoda Auto, “ao iniciarmos a produção de sistemas de baterias MEB, passamos a fabricar a componente chave fundamental para a empresa. Isto significa que fomos bem-sucedidos e conseguimos atingir outro objetivo para a nossa transição rumo à eletromobilidade”.

Acrescentou ainda que “investimos cerca de 130 milhões de euros e agora temos a capacidade de produzir mais de 250.000 sistemas de baterias MEB por ano – para os modelos elétricos da Skoda e para as outras marcas do grupo. O nosso objetivo é claro: queremos produzir componentes e veículos elétricos nas três fábricas checas, até 2030″.

As baterias produzidas na sede de Mladá Boleslav têm diferentes capacidades: a versão mais pequena com oito módulos tem uma capacidade de 55 kWh e a versão média com nove módulos armazena 62 kWh. A bateria de maior potência, de 12 módulos, tem uma capacidade de 82 kWh.

Além dos módulos, que contêm 24 células cada um, os componentes do sistema de bateria incluem uma caixa de bateria com sistema de refrigeração integrado, um sistema de gestão de bateria e as ligações elétricas necessárias. Adicionalmente, a marca produz ainda outros componentes elétricos em Mladá Boleslav – as baterias de tração de alta tensão que são utilizadas no Superb iV, no Octavia iV e em veículos híbridos plug-in de outras marcas do grupo são produzidas aqui, desde o outono de 2019.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.