Uma das novidades mais aguardadas da ‘rentrée’, o Skoda Enyaq iV é o primeiro SUV 100% elétrico da marca checa, cumprindo a promessa de um design muito mais arrojado do que o habitual no fabricante checo, mostrando habitáculo mais evoluído e que não esconde semelhanças com o interior do ‘primo’ Volkswagen ID3, também ele assente na plataforma MEB para veículos elétricos, que servirá no futuro ID.4 e Audi Q4 e-tron.

A Skoda é, assim, a primeira marca do Grupo a estrear o formato da moda naquela arquitetura, com dimensões próximas às do Kodiaq. O primeiro SUV elétrico da Skoda mede 4649 mm de comprimento, 1879 mm de largura e uma altura de 1616 mm, apresentando 2765 mm na distância entre eixos. Medidas que permitem pensar em cotas habitáveis muitíssimo generosas, ainda valorizadas pela ausência de um túnel de transmissão. Desafogado é também o compartimento de carga, com 585 litros de volumetria útil na configuração ‘standart’ de cinco lugares. E tudo isto convenientemente arrumado numa embalagem de linhas desportivas e dinâmicas, com destaque para todos os elementos na dianteira, das óticas em Matrix LED aos estilizados para-choques e à grelha frontal em posição sobrelevada, que a marca denominou de Cristal Face e pode ser iluminada por 130 LED, a partir da versão ENYAQ 80 iV.

Cinco versões, três baterias, um ou dois motores

O modelo checo, que irá juntar-se a uma série de mais de dez modelos lançados sob a submarca Skoda i, até ao final de 2022, surgirá no mercado com três opções de bateria: um pack de 55 kWh de capacidade que vai garantir uma autonomia até 340 km e capaz de debitar 148 cv de potência, uma segunda versão com 180 cv e bateria de 62 kWh a permitir 390 km entre carregamentos, e, depois, todas opções de topo com uma bateria 82 kWh, potências combinadas de 204, 265 e 306 cv e duas ou quatro rodas motrizes.

No Enyaq 80 iV, a autonomia anunciada é de 510 km, a maior oferecida pelo SUV elétrico da Skoda. Esta bateria de maior capacidade também é utilizada nas duas variantes de tração integral – combinada com o segundo motor elétrico no eixo dianteiro, no Enyaq 80x iV e no Enyaq RS iV. Ambos os modelos têm uma autonomia de 460 km.

A bateria de 82 kWh, que tem uma capacidade nominal de 77 kWh, pode ser carregada de 5 a 80 por cento em apenas 38 minutos em postos de carregamento DC. Em casa, usando uma Wall box AC de até 11 kW; dependendo do tamanho da bateria, este processo demora de seis a oito horas. De série, o SUV está equipado com um carregador universal especial iV, que se adequa a todas as tomadas de carregamento convencionais.

Espaço e sustentabilidade

Voltando ao interior do SUV elétrico, para mais estreias. A Skoda destaca a inspiração em ambientes ‘vivos’, com materiais reciclados e sustentáveis, como os revestimentos dos bancos produzidos a partir de garrafas recicladas ou, nas versões Lodge, em 40 por cento de lã nova. Em termos de equipamento, destaque para o ecrã central de 13 polegadas, que pode comandar-se por gestos ou por voz, através da assistente virtual Laura, o novo head-up display para o condutor e a possibilidade de esse sistema contar com realidade aumentada, pela primeira vez num carro da marca. A promessa é de equipamento completo desde a versão de acesso à gama, que contará com ar condicionado Climatronic de duas zonas, um volante em pele multifunções, sistema arranque sem chave (sob a forma de KESSY GO), rádio digital DAB, tecnologia SmartLink, faróis em LED e uma capacidade de carregamento rápido de até 50 kW.

Devido ao seu conceito, o Enyaq iV não tem um túnel de transmissão como existe na generalidade dos veículos com motor de combustão. E os designers da marca também usaram este espaço a seu favor para um novo conceito de interior que inclui novas opções inteligentes de armazenamento. Além da ‘box’ de 6,2 litros sob o apoio central, um segundo compartimento de armazenamento sob a consola central oferece mais 11,4 litros de espaço.

Sobre preços e especificações do catálogo para Portugal, novidades só mais perto da data do início da comercialização, agendada para o início de 2021.

Gama e versões:

Modelo / Versão ENYAQ 50 iV ENYAQ 60 iV ENYAQ 80 iV ENYAQ 80x iV ENYAQ RS iV
Tração 4×2 4×2 4×2 4×4 4×4
Potência máxima 109 kW

148 cv

132 kW

180 cv

150 kW

204 cv
195 kW

265 cv

225 kW

306 cv

Binário máximo 220 Nm 310 Nm 310 Nm 425 Nm 460 Nm
0-100 km/h 11.4 s 8.7 s 8.5 s 6.9 s 6.2 s
Velocidade máxima 160 km/h 160 km/h 160 km/h 160 km/h 180 km/h
Autonomia 340 km 390 km 510 km 460 km 460 km

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.