Conhecida pelas suas ideias para facilitar a vida dos condutores, a Skoda revelou um conceito para um fecho do cinto de segurança iluminado para tornar mais fácil o aperto daquele sistema de segurança durante a noite.

Reconhecendo que à noite as pessoas costumam ‘batalhar’ na escuridão para encontrarem o fecho do cinto de segurança, a Skoda registou uma patente mundial para um elemento iluminado que tornaria essa mesma ‘luta’ menos complexa.

Assim, em vez de um botão sólido vermelho como que hoje se encontra em todos os automóveis, haveria um botão transparente com um par de luzes LED que permitiriam iluminar aquela peça. As luzes atuariam de duas formas diferentes.

No modo padrão, quando ninguém está sentado, a iluminação seria branca, podendo ter também padrões animados ao abrir a porta, por exemplo, para que sejam facilmente visíveis à noite. Assim que o passageiro se senta, graças a um sensor de peso, a iluminação passaria a ser vermelha, indicando que deverá apertar o cinto. A Skoda assume que este meio seria importante para os pais observarem se os filhos se esqueceram de apertar o cinto. Assim que o cinto é apertado, a luz LED muda para verde, sinalizando uma utilização correta, regressando depois a branco.

Este é mais uma das soluções e inovações produzidas pela Skoda no seu laboratório de tecnologias da marca checa, que tem feito um grande caminho nesta vertente. De acordo com os dados revelados pela companhia de Mladá Boleslav, a Skoda registou 94 patentes de aplicações com vista a tornar as tarefas dos automobilistas mais fácil no seu quotidiano. Algumas dessas soluções fazem, depois, o caminho para os modelos de produção em série.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.