Skoda Superb: Híbrido Plug-in é cabeça de cartaz em gama renovada

24/05/2019

Além do Citigo e iV, que pode ler aqui, a Skoda revelou também a atualização de meio de ciclo do Superb, que ganha novos atributos estéticos, tecnológicos e técnicos, incluindo uma variante Plug-in híbrida, a primeira da sua história, para uma autonomia em modo elétrico de 55 quilómetros no ciclo WLTP.

Modelo de topo da marca checa, o Superb foi lançado há três e, de acordo com Christian Strube, membro do Conselho de Administração para o Desenvolvimento Técnico da Skoda, registou no ano passado a sua melhor prestação comercial no mercado europeu, o que não deixa de ser um dado curioso.

Contudo, a Skoda não quer travar o bom momento deste seu modelo e introduz uma série de melhorias para a gama do Superb, abrangendo todas as variantes e derivações. A novidade mais ‘sumarenta’ acaba por ser a adoção de tecnologia de propulsão híbrida Plug-in, combinando o motor 1.4 TSI de 156 CV com um motor elétrico de 85 kW para uma potência combinada de 160 kW, ou seja, 218 CV. As emissões poluentes ficam abaixo dos 40 g/km de CO2, contando ainda com uma bateria de iões de lítio de 37 Ah e capacidade de 13 kWh, posicionada em frente ao eixo traseiro no piso do chassis.

Graças a esta combinação de talentos, o Superb iV tem um valor declarado de emissões poluentes inferior a 40 g/km de CO2 para os já referidos 55 quilómetros de autonomia sem emissões. Conta ainda com um tanque especial de combustível de 50 litros. A bateria pode ser recarregada com uma ‘wallbox’ de 3.6 kW para um tempo total de três horas e 30 minutos, podendo também ser ligada a uma tomada doméstica. A energia regenerada na desaceleração e na travagem também é acumulada na bateria, sendo a sua autonomia potenciada pelos modos de condução disponíveis: Sport, E-Mode e Hybrid.

O IV poderá ser adquirido nas duas carroçarias, hatchback (485 litros de bagageira) e carrinha (510 litros).

Refrescar a face

Nesta atualização de meio de ciclo, a Skoda não mexeu muito profundamente no seu Superb, embora se destaque, na dianteira, uma grelha superior reformulada (onde se encontra o bocal de carregamento), os faróis com tecnologia Full LED Matrix com diversas funcionalidade interessantes como os grafismos animados à entrada ou à saída. O desenho dos faróis também é distinto, tal como os logótipos IV.

Na prática, as mudanças são parcas no visual mas a Skoda garante que o renovado Superb terá algumas novidades importantes. De série, conta com tecnologias como iluminação ambiente em LED, instrumentação a cores multifunções. Em termos de conectividade, terá o mais recente sistema de infoentretenimento da Skoda, com possibilidade de ligação a Apple CarPlay através do ecrã de 10.25 polegadas. Por outro lado, poderá aceder às aplicações já mencionadas, mas também à rede de carregadores atualmente em uso com recurso a funcionalidades de conectividade avançadas. A marca garante que o novo Superb estará sempre conectado em rede, graças a um cartão SIM integrado.

Gasolina e Diesel ainda na ‘ementa’

Se a versão Plug-in híbrida Superb iV é apresentada como grande novidade, a marca não esqueceu os restantes motores, pelo que o renovado Superb contará com variantes a gasolina 1.5 TSI de 150 CV e 250 Nm em associação a caixa manual (DSG7 como opcional) e 2.0 TSI de 190 CV e 320 Nm e de 272 CV e 350 Nm, ambas em associação apenas à caixa automática DSG7. A versão mais potente surge apenas com tração integral.

No campo Diesel, a gama contará com a motorização 1.6 TDI de 120 CV e 250 Nm com caixa DSG7, seguindo-se depois os 2.0 TDI de 150 CV e 340 Nm e de 190 CV e 400 Nm, esta última exclusivamente com caixa DSG7 (com tração dianteira ou integral). A versão Diesel intermédia pode ter caixa manual ou automática.

Todos eles contam igualmente com as renovações estéticas, como os para-choques retocados, a grelha diferente, novas jantes de 18 e de 19 polegadas ou os faróis Matrix LED. Também novidade é a chegada de duas novas cores – Crystal Black e Race Blue, além de farolins traseiros com iluminação LED.

Os Superb surgem ainda com níveis de equipamento Sportline (com detalhes mais desportivos, entre eles o chassis e redução de altura ao solo em 10 mm) e Laurent & Klement, mais requintada com elementos como o chassis adaptativo (Dynamic Chassis Control) ou jantes específicas de desenho aerodinâmico com 18 polegadas.

O renovado Superb chega a Portugal no final do ano ano, embora a variante iV apenas surja no início de 2020, bem como a Superb Scout.t

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