Smart forease+: Baralhar e dar de novo… agora com teto em lona

01/03/2019

Em vez de apresentar um novo concept de raiz, a smart irá surgir no Salão de Genebra com a evolução do forease concept revelado no ano passado, com o grande destaque a ser a adição de um teto em lona em cor contrastante para se adequar a todas as condições climatéricas.

Funcionando como um manifesto de ‘paixão ao tejadilho’, o forease+ acrescenta forma e função a este concept que na sua versão anterior pudemos conduzir num brevíssimo trajeto em Lisboa. O pequeno protótipo 100% elétrico continua a apresentar um ideal minimalista em termos de desenho e configuração do interior, diferenciando-se do concept apresentado no Salão de Paris pelo tejadilho em lona que se estende para a secção traseira num formato de estilo ‘speedster’.

O tecido utilizado para este teto em lona combina resistência com ligeireza, recorrendo a uma estrutura robusta com uma superfície macia, podendo ser removido de forma simples. O concept também não tem janelas, ampliando o seu apelo de espaço aberto, enquanto o para-brisas foi encurtado.

Visualmente, os faróis contam com três elementos em LED para uma assinatura tridimensional, deixando de estar protegidos por um vidro, como os anteriores concepts. Atrás, também há diversos elementos em LED com uma sensação de profundidade inerente, embora aqui continuem a estar escondidos atrás de uma cobertura em vidro. Esta particularidade faz com que a visualização dos grafismos da iluminação traseira seja diferente consoante a perspetiva do observador. As jantes têm tratamento aerodinâmico, enquanto a carroçaria tem pintura ‘soft coal’ matizada, notando-se a bordo uma ligeira aproximação a um modelo de produção em série. Ainda assim, mantém aspetos de contraste visual.

Exemplo disso está no painel de instrumentos, coberto em pele nappa cor de laranja que também é utilizada nos altifalantes e nos bancos (aqui em combinação com o preto) e cintos de segurança. O volante mantém o design sem aro no topo, que, como já pudemos comprovar, não é assim tão fácil de agarrar em manobras mais comuns como as de inversão de marcha. Os puxadores das portas e o sistema de infoentretenimento com apontamentos em preto brilhante são outros indicadores de proximidade a uma eventual versão de produção, tendo ainda um foco elevado na conectividade.

De resto, vale a pena recordar que o smart forease+ tem como base o smart EQ fortwo cabrio, dando mais um vislumbre daquela que será a gama 100% elétrica da marca do grupo Daimler.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.