A Volkswagen está a celebrar os 25 anos do Polo GTI com uma edição especial deste desportivo, apropriadamente designada Polo GTI Edition 25, limitada a apenas… 25 unidades. As encomendas desta versão irão decorrer do segundo semestre do ano.

Foi preciso esperar até 2008 para que a Volkswagen criasse uma variante GTI do bem-sucedido Polo, apresentando agora uma versão especial limitada do atual Polo GTI com 207 CV de potência, que se destaca ainda por elementos como a suspensão desportiva, o bloqueio eletrónico do diferencial XDS, o vasto equipamento de série e alguns destaques especiais de design

No total, serão produzidas 2500 unidades deste Polo GTI Edition 25 para toda a Europa, os quais contarão com o motor 2.0 TSI de 207 CV de potência e 320 Nm de binário, o que lhe permite cumprir a aceleração dos zero aos 100 km/h em apenas 6,2 segundos. Além disso, o modelo está equipado de série com uma suspensão desportiva especialmente afinada com rebaixamento de 15 milímetros, além de dispor ainda de bloqueio eletrónico do diferencial XDS para maior precisão na colocação da potência no asfalto à saída das curvas.

O novo modelo comemorativo também sublinha visualmente a alma desportiva do GTI, adotando pinças de travão e frisos de acabamento em vermelho, faróis de nevoeiro em ‘favo de mel’ na grelha do radiador, saídas de escape cromadas, jantes de liga leve ‘Adelaide’ de 18 polegadas em Black Glossy, tejadilho preto e espelhos retrovisores exteriores pretos.

O interior está equipado de série com volante desportivo em couro e patilhas incluídas, bancos desportivos premium em pele perfurada em preto e vermelho com logótipos GTI incrustados e acabamentos decorativos em preto brilhante com letras GTI vermelhas. Os proprietários são relembrados de que o seu veículo é um de um número limitado pelo logótipo ‘One of 2500’ no revestimento da porta. Além das cores GTI Branco Pure, Vermelho Kings, Azul Reef, Cinzento Smoke e Preto Deep, o Polo GTI Edition 25 está também disponível em Cinzento Ascot.

As caraterísticas de série incluem os faróis IQ. Light LED Matrix com Dynamic Light Assist e luzes diurnas LED que asseguram iluminação uniforme da estrada.

Quanto aos sistemas de assistência, o Polo GTI Edition 25 também reforça a lista ao dispor de tecnologias como a Travel Assist de série, que permite condução parcialmente automatizada. O sistema Travel Assist pode assumir a direção, a travagem e a aceleração do novo Polo GTI a velocidades até ao limite do sistema de 210 km/h.

O sistema de infoentretenimento Ready2Discover está equipado de série e tem um ecrã de alta resolução de 8.0 polegadas, garantindo conectividade de última geração. Dois outros sistemas estão também disponíveis como opção.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.