A Rolls-Royce acelera também para a eletrificação com o anúncio daquele que será o seu primeiro veículo elétrico de produção em série, o Spectre EV, um coupé de duas portas com que a companhia britânica do Grupo BMW promete chegar a novos clientes. Este novo modelo elétrico está previsto para chegar no final de 2023.

Esse será apenas o início da ofensiva elétrica da Rolls-Royce, que terá apenas automóveis com motor elétrico em 2030, de acordo com o anúncio hoje efetuado pela companhia. Para já, o Spectre prepara-se para começar a sua fase de testes de estrada, com o CEO da marca, Torsten Müller-Ötvös, a referir mesmo que este é um momento de fundamental importância para a Rolls.

“Hoje é o dia mais importante na história da Rolls-Royce Motor Cars desde o dia 4 de maio de 1904. Nessa data, os nossos fundadores, Charles Rolls e Sir Henry Royce, encontraram-se pela primeira vez e acordaram que iriam criar ‘os melhores automóveis do mundo’. Usando a mais tecnologia disponível na época e ao aplicar as suas mentes altamente engenhosas, estes dois pioneiros elevaram os motores de combustão interna dos primórdios, de meios de transporte ruidosos, desconfortáveis e rudimentares, para um novo patamar de distinção”, afirmou Ötvös.

“A marca continuou a definir o melhor dos motores de combustão interna por mais de um século. Hoje, 117 anos depois, estou orgulhoso por anunciar que a Rolls-Royce vai começar o programa de testes para um extraordinário novo produto que irá elevar a revolução global dos carros elétricos e criar o primeiro – e mais requintado – produto super-luxuoso do seu tipo. Este não é um protótipo. É o modelo real, será testado à vista de todos e os nossos clientes irão receber as primeiras unidades do carro no último trimestre de 2023”, complementou.

Esse novo modelo irá seguir-se aos protótipos anteriores revelados pela marca em 2011, o 102EX (um Phantom 100% elétrico), e em 2016, o 103EX, que representou a visão de futuro da Rolls-Royce.

Para assegurar que este novo modelo terá todas as competências e credenciais da Rolls-Royce, a marca vai completar mais de 2.5 milhões de quilómetros, uma simulação de mais de 400 anos de utilização para um automóvel da marca, num programa de ensaios que irá a todos os continentes do planeta.

Aquilo que também já está estabelecido é que os Rolls-Royce terão uma arquitetura própria e não uma variante da utilizada pelos BMW, sendo uma versão da plataforma modular em alumínio que irá dar origem aos futuros modelos da marca. “Desenvolvida pela Rolls-Royce para a Rolls-Royce e reservada para uso exclusivo da marca”, esta plataforma lançada em 2017 com o Phantom irá manter-se como base dos elétricos.

“Livres de qualquer estratégia de partilha de plataformas, fomos capazes de integrar os nossos planos de eletrificação no desenho inicial da arquitetura e assegurar que estes extraordinários novos produtos irão ao encontro das expectativas elevadas dos nossos clientes”, acrescentou o CEO da marca.

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Quanto ao nome, está alinhado com a visão e legado da Rolls-Royce, mantendo-se na filosofia sobrenatural que já deu origem, como Phantom, Ghost ou Wraith. “Spectre é um nome dado a seres do outro mundo e que é sinónimo de grande poder e aparição; criaturas de um reino alternativo que fazem a sua presença sentir-se através de manifestações fugazes. Um espectro força o mundo a pausar. Domina o espaço que ocupa. Depois, tão depressa quanto aparece, dissipa-se, deixando um rasto de alegria, energia e intriga”.

De resto, foi também confirmada a transição para a eletrificação completa em 2030, o que quer dizer que dessa data em diante a marca não irá comercializar mais modelos com motor de combustão, embora não indique se essa ambição será concretizável em todos os mercados em que está presente.

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