Icónica marca italiana, a Lancia foi perdendo fulgor na última década até se concentrar exclusivamente no mercado italiano, onde subsiste com o citadino Ypsilon em múltiplas versões. No entanto, o nascimento da Stellantis – resultado da fusão entre a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e a PSA – pode trazer nova vida à marca que criou modelos como o Stratos ou o Delta.

Apesar de ter chegado a contar na sua gama europeia com alguns modelos de génese Chrysler, a Lancia acabou por descartar essa estratégia de conversão no início da década de 2010, acabando a marca por ser ‘sacrificada’ pelo CEO de então, o malogrado Sergio Marchionne, para ajudar ao renascimento da Alfa Romeo a nível mundial.

A tarefa do novo grupo não será fácil, mas a Lancia será recuperada e posicionada a par da Alfa Romeo e da DS Automobiles, figurando como uma marca de prestígio a nível mundial. De acordo com o site Automotive News Europe (ANE), já se começou a fazer trabalho de conjunto para o desenvolvimento de modelos para o trio de marcas da Stellantis, aproveitando as muitas sinergias em perspetiva, como plataformas e motorizações.

A ideia, de acordo com o gestor de produto da DS Automobiles, Marion David, é criar um patamar de diferenciação para as três marcas, face às generalistas, como a Peugeot, Opel ou Fiat.

“Estamos a trabalhar com os nossos colegas italianos em módulos específicos premium, motorizações e funcionalidades para diferenciar as marcas premium das mais generalistas”, é citado aquele responsável. Contudo, não é de prever que os novos modelos cheguem ao mercado antes de 2024, prevendo-se um trabalho de desenvolvimento ainda muito longo.

Da parte da DS Automobiles, a marca tinha em curso um plano de lançamentos arrojado de um modelo por cada ano e este ano irá conhecer já um passo muito importante com a chegada do novo DS4, um compacto premium de estilo bastante avançado imbuído da filosofia de luxo e requinte francês que segue de perto o que já se viu nos DS3 Crossback e DS7 Crossback. Já a Alfa Romeo irá lançar este ano o Tonale, um novo SUV compacto para se situar abaixo do Stelvio, com o site ANE a apontar ainda o plano de um outro modelo de estilo SUV para se posicionar abaixo daqueles dois a partir de 2023, já com base na arquitetura CMP desenvolvida pela PSA.

No que diz respeito à Lancia, será de prever o regresso do nome Delta à ribalta, fazendo uma ligação com o passado, mesmo que existam pouquíssimos detalhes quanto ao que o futuro reserva para a marca italiana. De resto, se a sua presença nos demais mercados europeus se extinguiu, a Lancia continua a ter uma prestação extremamente interessante no seu país, com o Ypsilon a manter-se como um dos modelos mais vendidos. Em 2020, foi o segundo mais vendido a nível global, apenas atrás do igualmente bem-sucedido Fiat Panda.

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