A Subaru aproveitou a sua participação no Salão de Tóquio para automóveis desportivos e personalizados para revelar um novo protótipo 100% elétrico, o STI E-RA Concept, com que pretende desenvolver novas tecnologias de eletrificação e fazer uma volta no circuito de Nürburgring em 400 segundos (seis minutos e 40 segundos).

Desenvolvido pela divisão desportiva Subaru Tecnica International (STI), este protótipo representa um estudo para um modelo de competição com o objetivo de ganhar experiência e treinar novas tecnologias no mundo do automobilismo na era do combate às alterações climáticas.

A marca japonesa procurou respeitar o carácter de ‘prazer de condução’ da Subaru em conjunto com um ‘sentido absoluto de segurança’ para o futuro, utilizando os conhecimentos da Subaru nas áreas do controlo de tração integral para assim poder controlar de forma eficiente os 800 kW (1088 CV) de potência graças à configuração de quatro motores e à integração de quatro sistemas de vetorização de binário.

Para os motores, optou-se por um sistema criado e fornecido pela Yamaha Motor Co., para os hiperdesportivos elétricos. Este motor é alimentado por uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 60 kWh.

Para capitalizar a competência dos sistemas de vetorização de binário, o sistema de controlo central calcula os sinais dos sensores relativos à velocidade das rodas, velocidade do véiculo, ângulo da direção, inclinação da carroçaria, pressão do travão e esforço na direção, determinando assim o binário de aceleração ou travagem a cada roda para obter a máxima estabilidade.

Este projeto respeita já as futuras normas da Federação Internacional do Automóvel (FIA) para os automóveis de GT elétricos, com a Subaru a considerar este protótipo como a melhor direção a seguir.

A Subaru apresentou também o Solterra STI Concept, que tem por base o SUV 100% elétrico lançado pela marca no passado mês de novembro. Com um spoiler superior na traseira e saias inferiores (pintadas de vermelho), além de outros componentes especiais, este protótipo inspira-se na visão desportiva da Subaru para o futuro.

Além desses dois concepts, a Subaru tem ainda em exposição os Levorg STI performance Concept, WRX S4 STI performance Concept, BRZ STI performance e BRZ GT300, este último para o campeonato japonês de velocidade, o Super GT.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.