Embora não esteja presente a nível oficial no mercado nacional, a Subaru continua a ter uma presença muito significativa noutros mercados, revelando na sua mais recente conferência tecnológica que pretende eletrificar toda a sua gama até 2035. Além disso, apresentou igualmente o primeiro protótipo de design para o SUV elétrico que está a ser desenvolvido em parceria com a Toyota.

O estilo está ainda num patamar muito cru, sendo apenas um modelo de estudo, pelo que algumas das linhas são muito extremas. No entanto, percebe-se um visual agressivo alicerçado ainda no facto de ter cavas das rodas generosas com proteções igualmente volumosas que lhe conferem uma identidade muito robusta. Na dianteira, o maior destaque vai para a ausência da grelha, que no caso dos veículos elétricos é de menor importância devido às menores necessidades de refrigeração do motor.

A sua passagem à produção ainda irá demorar alguns anos, embora a parceria entre os dois construtores prossiga a bom ritmo, depois do acordo ter sido firmado em junho de 2019. A Subaru e a Toyota irão levar a cabo uma plataforma elétrica para veículos de segmento SUV-C de ambos os fabricantes, embora possam abranger também outras categorias de modelos.

Além do protótipo daquele SUV, a Subaru revelou que a marca “irá permanecer fiel à sua promessa de oferece “Diversão e Tranquilidade” aos seus clientes”. Neste sentido, o esforço de eletrificação irá abraçar, em maior medida, a área da hibridação, com a evolução de tecnologias associadas ao motor ‘boxer’ e tração integral (AWD), a par de novidades na área da segurança e da assistência à condução.

Em 2030, a marca pretende ter já 40% do seu volume de vendas global entregue aos elétricos ou híbridos e, em 2050, apresentar uma redução das emissões CO2 de ciclo completo (well-to-wheel) na ordem dos 90% em comparação com os níveis de 2010.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.