Sucessor do Honda S2000 chega… para o mundo virtual

09/11/2017

O plano de uma gama de desportivos da Honda chegou a ser fortemente debatido num passado recente, com a marca nipónica a procurar recuperar a imagem de dinamismo que conquistou sobretudo no final da década de 1980 e que se estendeu pela década seguinte, sobretudo com modelos como o NSX, Civic CRX e S2000.

Na atualidade, além do regresso da sigla Type R para a atual geração do Civic, a marca tem ainda no topo da cadeia o seu NSX, um superdesportivo híbrido com motor V6 bi-turbo associado a três unidades elétricas numa variação do esquema SH-AWD (Super Handling All Wheel Drive). O regresso da marca a este patamar chegou a motivar muito burburinho em torno da possibilidade de se conceber um modelo mais acessível para suceder ao S2000, mesmo que nunca tenha existido uma confirmação acerca deste modelo desportivo.

Os recentes esboços de patentes que apareceram na Internet deram alento àqueles que esperavam um novo modelo da marca nipónica na mesma linha do S2000 original, mas a revelação do concept ‘Honda Sports Vision Gran Turismo’ deverá significar que os mesmos eram apenas imagens para um coupé virtual que foi hoje apresentado para o jogo da Playstation.

Recorde-se que o programa Vision Gran Turismo foi criado pela Polyphony Digital, num desafio a diversos fabricantes e marcas mundiais para a criação de veículos automóveis que desafiassem as convenções, colocando-os à disposição dos jogadores da franquia Gran Turismo.

No caso deste coupé de dois lugares com motor central, o resultado é um modelo de linhas afiladas, fruto da colaboração entre a equipa de design da Honda e do Gran Turismo. Este Honda Sports Vision Gran Turismo levou a melhor num concurso global de design levado a cabo pela marca nipónica. No seu processo de desenvolvimento, os designers do Japão e EUA uniram-se para que fosse garantido que os pontos fortes de ambos fossem maximizados ao longo do caminho, sempre com o foco no ideal de “Human Centred Design” (Design focado para pessoas). Assim, a posição dos passageiros, motor e pneus determinam a forma e estrutura do carro.

Com forte recurso a fibra de carbono para a carroçaria, o baixo peso é uma realidade com tão só 899 kg na balança. No compartimento do motor está uma unidade de 1998 cc, colocada em posição central combinando tecnologias DOHC e VTEC para uma potência de 410 CV às 7500 rpm. Associada ao motor está uma caixa automática de dupla embraiagem com oito velocidades.

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