Mais imersivo e mais tecnológico, o cockpit do sucessor do Peugeot 3008 promete voltar a ser uma referência no que diz respeito à Interação Homem-Máquina (HMI), graças a uma configuração de estilo panorâmico. O futuro modelo da marca francesa será um SUV de estilo fastback 100% elétrico.

Quando lançou o seu primeiro i-Cockpit (há mais de dez anos e já com mais de dez milhões de unidades), a Peugeot introduziu um conceito integralmente novo com um painel de instrumentos em posição mais elevada e o volante de pequeno diâmetro a ser tornar-se norma nos automóveis da marca do ‘leão’. Agora, a Peugeot promete dar mais um passo em frente na digitalização e eletrificação ao propor o i-Cockpit Panorâmico para o futuro sucessor do 3008 (será apresentado em setembro), com um impressionante ecrã curvo de 21 polegadas, a que se junta um novo volante compacto e novos i-toggles para atalhos rápidos.

O elemento central do conceito é mesmo o ecrã panorâmico curvo de 21 polegadas, de alta-definição e ‘flutuante’ que reúne o head-up display e o ecrã central tátil, que se estende desde a extremidade esquerda do painel de bordo até à consola central. Fixado por um pilar traseiro invisível a partir do habitáculo, este ecrã panorâmico levita, verdadeiramente, sobre o painel de bordo. Esse efeito ‘flutuante’ é acentuado por uma iluminação ambiente LED especial situada por baixo do ecrã.

No seu lado esquerdo, o ecrã panorâmico reúne, por cima do volante, todas as informações relativas à condução (velocidade, medidor de potência, ajudas à condução, fluxo de energia, etc.), ao passo que, do lado direito, o ecrã tátil (acessível tanto ao condutor como ao passageiro) permite gerir a climatização, a navegação e o sistema de multimédia e de conectividade.

A parte central do tablier agrupa os i-Toggles, botões sensíveis ao toque totalmente personalizáveis, que podem ser programados para proporcionar um acesso rápido às dez funções favoritas do utilizador, quer se trate de ligar para um contacto favorito, iniciar a navegação para um destino frequentemente utilizado, sintonizar o rádio numa estação da sua preferência ou definir a temperatura ideal para o ar condicionado.

A consola central está organizada de modo a aumentar o espaço disponível para arrumação e carregamento de smartphones sem fios. Isto foi possível graças à relocalização do controlo da caixa de velocidades automática no painel de bordo. Este comando encontra-se, agora, localizado à direita do volante, mesmo ao lado do botão stop/start. Assim, é possível, com um único gesto intuitivo, aceder facilmente ao comando da caixa de velocidades e parar ou ligar o motor.

Por seu turno, o volante, com novo desenho, mas de dimensões ainda compactas, recebe uma ‘almofada’ central diferente, tornando-se mais pequena e ‘isolada’ dos braços do volante, proporcionando um efeito de levitação semelhante ao transmitido pelo ecrã panorâmico do painel de bordo.

Os comandos situados no novo volante compacto tornam-se, agora, táteis para uma ergonomia de utilização otimizada: detetam, automaticamente, as pontas dos dedos do condutor, mas apenas são ativados se pressionados de facto, de modo a evitar manobras indesejáveis.

Adicionalmente, a Peugeot dedicou também grande atenção à melhoria da qualidade geral e da ambiência a bordo, com a presença de iluminação ambiente em LED que se estende a toda a largura do painel de bordo e dos painéis das portas e que pode ser personalizada em oito cores diferentes. Em destaque está a combinação entre o revestimento em tecido e os elementos em alumínio em diversos pontos do habitáculo.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.