Supercarro BYD Yangwang U9 desafia a gravidade

11/01/2025

O Yangwang U9, o supercarro elétrico da BYD, consegue desafiar a gravidade e saltar sobre obstáculos.

 

A marca chinesa publicou um vídeo onde se vê o U9 a acelerar sem condutor até aos 120 km/h e a saltar sobre vários obstáculos.

Aquando do seu lançamento, a suspensão Disus Y e o sistema hidráulico que permitem que o carro salte e “dance” chamaram a atenção, mas agora a construtora chinesa mostra o lado prático dessa caraterística.

No vídeo, o Yangwang U9 rola a 120 km numa reta de testes sem tripulação quando se depara com um buraco com 2,5 metros de comprimento e cheio de água. Quando o automóvel se aproxima, a suspensão lança-o no ar. De acordo com a BYD, o U9 elevou-se no ar durante mais de 6 metros.

O segundo obstáculo mostrado no vídeo é um campo de piscos de estrada com uma altura de 3,5 centímetros em relação à estrada. Também neste caso, a suspensão fez com que o supercarro elétrico saltasse sobre o obstáculo.

O vídeo impressiona pela agilidade mostrada pela suspensão e pela leveza com que o automóvel volta a ter contacto com o solo.

O terceiro obstáculo é uma secção de estrada de 4 metros pintada com giz, que o U9 também evita com destreza.

Os três obstáculos estavam colocados a uma distância de 180 metros uns dos outros.

A BYD não forneceu quaisquer outros pormenores sobre o teste, nomeadamente qual o ADAS (sistema avançado de assistência ao condutor) utilizado. O construtor chinês anunciara anteriormente a cooperação ADAS com a DJI ou a Horizon Robotics.

O Yangwang U9 foi Lançado em fevereiro de 2024 por 1,68 milhões de yuans (230,00 USD) na China, a produção em massa do Yangwang U9 e as entregas começaram em agosto.

O U9 é um supercarro totalmente elétrico baseado na plataforma e4 da BYD, equipado com um sistema de suspensão Disus X. É alimentado por quatro motores elétricos com uma potência combinada de 960 kW (1.287 cv) e um binário máximo de 1.680 Nm.

Pode acelerar de 0 a 100 km/h em 2,36 segundos e fazer uma corrida de arrancada de 400 metros em 9,78 segundos. Em novembro de 2024, o Yangwang U9 conseguiu uma volta de 7:17,9 no circuito de Nürburgring.