Forçado a afastar-se do mercado europeu por cerca de um ano, o Suzuki Jimny está de volta ao Velho Continente em versão Pro, transformado em todo-o-terreno comercial com homologação N1, ligeiro de mercadorias. Desta forma, terá maior elasticidade no cumprimento das metas europeias de emissões, que são menos restritivas para os veículos comerciais e que causaram a cessação das suas vendas na Europa no ano passado.

O novo Suzuki Jimny Pro adiciona, a todas as qualidades sobejamente reconhecidas do Jimny, uma prática área de carga sem assentos traseiros que foi redesenhada para facilitar a sua utilização como profissional. Com um solo plano e grelha separadora de carga, oferece um volume máximo de 863 litros, mais 33 do que a versão de passageiros com os bancos traseiros rebatidos.

Mas, há outras diferenças, algumas delas de utilização – como está homologado como ligeiro de mercadorias, o Jimny Pro tem uma velocidade máxima permitida em autoestrada de 110 km/h, enquanto os intervalos de inspeção têm agora uma frequência mais curta. A Suzuki revela ainda que está fora de questão o processo de conversão para veículo de categoria M1, ou seja, ligeiro de passageiros.

O novo Jimny Pro é comercializado por 28.374€ sem despesas e pintura metalizada. A única opção disponível é a pintura metalizada na cor verde jungle que tem um valor de 350€.

‘Puro e duro’ como sempre

Face ao Jimny de passageiros que se conhecia, a versão Pro não inova: dispõe do mesmo motor, transmissão e chassis, convertendo-se na ferramenta ideal para muitos profissionais que procuram um veículo robusto e com maior capacidade todo terreno. Entre os seus argumentos está o sistema de tração integral Allgrip Pro com redutoras, o chassis robusto e as suspensões de três apoios com eixos rígidos permitem-lhe oferecer comportamento off-road mais eficaz e sem comprometer.

Os ângulos de todo-o-terreno são outra garantia de versatilidade e robustez: com um amplo ângulo de ataque de 37 graus, um ângulo ventral de 28 graus e um ângulo de saída de 49 graus, o pequeno Jimny consegue superar obstáculos e rampas sem danificar a parte inferior do veículo ou os guarda-lamas. E as suspensões de eixo rígidas prosperam em condução todo terreno.

De resto, o motor 1.5 litros a gasolina debita 102 CV e 130 Nm, para um peso de 1090 kg, o que lhe permite apresentar um consumo combinado homologado de 7,7 l/100km e emissões de CO2 de 173 g/100km (WLTP). A sua velocidade máxima é de 145 km/h.

Este modelo possui as mesmas medidas de segurança que a versão de passageiros, incluindo a travagem de emergência autónoma (DSBS) que emprega uma travagem automática que ajuda a evitar colisões, e o controle de descida e de retenção, que facilitam a condução em pendentes. Para além disso adiciona o eCall, a função de chamada de emergência em caso de acidente.

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