A Suzuki anunciou o seu plano estratégico com vista à redução da sua pegada ecológica até ao ano de 2050. Através dos seus novos modelos eletrificados (alguns dos quais ‘nascidos’ da parceria com a Toyota), a marca japonesa garante ter cumprido os objetivos do ‘Plano Ambiental Suzuki 2020’ e aponta a metas mais ambiciosas para o futuro.

Ao abrigo do plano ambiental desenvolvido até 2020, a Suzuki anunciou o cumprimento de objetivos como a redução de 28% das emissões de CO2 dos seus automóveis e 10% dos que respeitam às outras fábricas, bem como o desenvolvimento de uma gama de veículos eletrificados, surgindo agora com um novo plano para o período de 2030 a 2050. O plano ‘Suzuki Environmental Vision 2050’ agora apresentando orienta a marca japonesa para o seu objetivo de ser uma empresa sustentável.

“Compacto, mais leve, mais curto, com menos material e mais engenhoso”: estes são os termos pelos quais a Suzuki definiu o seu processo de produção desde o início da década de 1990, procurando reduzir o processo de produção em termos energéticos e de produção de resíduos. Respondendo a esses desafios, a marca progrediu substancialmente em termos de emissões. O peso e as emissões médias de um automóvel Suzuki comercializado na Europa em 2017 foi de 1080 quilos e 114.9 g/km de CO2, enquanto a média para o mercado europeu foi de 1395 quilos e 118.6 g/km.

No caso da eletrificação, adaptando-se aos novos tempos, a Suzuki apostou numa gama totalmente híbrida, embora com facetas distintas, da mais leve (mild hybrid de 12V e 48V) à full hybrid, composta por Ignis, Swift, Swift Sport, Vitara, S-Cross, Across e Swace, estes dois últimos com metodologia técnica da Toyota.

O plano agora para o ano 2050 passa por alguns conceitos centrais com vista à redução das emissões de CO2 dos veículos, atividades empresariais e melhoria das condições do ar, da água e da vertente da reciclagem.

Na área das emissões de CO2 dos seus veículos, a Suzuki pretende reduzir em 90% as emissões totais dos seus automóveis no seu ciclo completo (da produção à reciclagem) em 2050, com um valor de 40% de redução já em 2030 quando comparado com 2010. Nas atividades empresariais, o objetivo é reduzir em 80% as emissões de CO2 por veículo produzido em 2050. Esta redução será de 45% em 2030, em comparação com os dados do ano fiscal de 2016.

A Suzuki compromete-se ainda a minimizar a poluição do ar causada pelas suas atividades e produtos até 2050. Até 2030, o uso de combustíveis fósseis nas atividades comerciais já será reduzido, assistindo-se ao incremento do uso de energias renováveis e de produtos limpos. Também os recursos hídricos serão defendidos com vista à minimização da carga sobre os ecossistemas aquáticos até 2050. O objetivo para 2030 é reduzir o consumo de água e purificar a água descartada nos centros fabris, realizando um estudo dos riscos hídricos relacionados com as fábricas.

Por fim, no campo da reciclagem, a Suzuki pretende promover a redução de resíduos, a reciclagem e o tratamento adequado de resíduos resultantes das atividades de fabricação e dos produtos por meio de tecnologias e sistemas de reciclagem desenvolvidos no Japão, que se distribuirão pelo mundo em 2050. Até 2030, irá ampliar-se o sistema de reciclagem de automóveis a nível mundial, irá promover-se a reciclagem, a reconstrução e reutilização de baterias usadas para a propulsão de veículos elétricos e irá reduzir-se a quantidade de resíduos nos centros de produção de todo o mundo e os materiais de embalagem de plástico.

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