Symbioz: Concentrado de tecnologia Renault num carro familiar compacto

12/05/2024

Desde há muito que a marca francesa faz automóveis que respondem às necessidades das pessoas. Recordamo-nos do Renault 16, que em 1965 foi inovador ao estrear uma carroçaria diferente das restantes, em que o acesso à bagageira era feito através de um portão traseiro com um grande vidro integrado.

 

Não era o típico carro, mas também não era bem uma carrinha. Ficava algures entre os dois e foi escolhido pelas famílias na altura, pela versatilidade das soluções que oferecia. Passados 60 anos, a marca apresenta o Symbioz, o herdeiro do legado do Renault 16, mas também de outros modelos disruptivos como o monovolume Espace, ou o Scenic. Integrando uma linhagem a que a marca chama de “automóveis para serem vividos”.

Depois do sucesso das carrinhas e dos monovolumes, o SUV veio para ficar e o Symbioz partilha o mesmo ADN dos seus antecessores ao ser capaz de adaptar a bagageira e o habitáculo às necessidades da família. Construído sobre a plataforma CMF-B, partilhada com o Clio, Captur e Arkana, tem 4,41 m de comprimento e pesa apenas 1 500 quilos. As suas dimensões colocam-no entre o Captur e o Austral, tornando-o uma proposta apelativa dentro do segmento C.

Exteriormente o Symbioz apresenta um visual dinâmico com linhas vincadas de acordo com a nova linguagem de design da Renault. Na frente conta com faróis esguios e uma pequena grelha que inclui um padrão estilizado do logótipo da marca. O símbolo do duplo diamante cortado longitudinalmente, serve ainda de motivo para as luzes LED diurnas, com as metades colocadas nos extremos do para-choques frontal.

No interior, encontramos soluções partilhadas com o Captur. As mais evidentes são o ecrã central de 10,4 polegadas, com orientação vertical e teclas de atalho rápido em baixo, o painel de instrumentos digital de 10,3’’ e ainda o seletor de marcha elevado na consola central. O sistema de infoentretenimento OpenR Link tem por base o Android Automotive com mais de 50 aplicações como o Google Maps pré-instalado. Pode ser utilizado com comandos por voz através do Google Assistant, mas tem também suporte para Apple CarPlay. Existe a possibilidade de escolher o sistema de som de alta-fidelidade Harman Kardon e a luz ambiente com 48 cores à escolha. Opcionalmente pode inda ser instalado o tejadilho panorâmico Solarbay, que já tínhamos experimentado no Scenic E-Tech Electric.

A componente tecnológica do Symbioz continua com a inclusão de 29 sistemas de ajuda à condução (ADAS), que em conjunto permitem uma condução autónoma de nível 2. Sempre com as respetivas mãos colocadas no volante.

O espaço é abundante tanto para os ocupantes, como para arrumação de objetos. Na fila traseira, os bancos deslizantes facilitam a ampliação do volume já generoso, até aos 624 litros, atingindo os 1582 litros quando totalmente rebatidos.

Para já o Symbioz terá apenas uma motorização. Trata-se do sistema híbrido E-Tech com um motor a gasolina 1,6 l de quatro cilindros associado a dois motores elétricos. Um de tração e outro arranque-gerador, com uma bateria de 1,2 kWh de capacidade, gerando 145 cv de potência combinada. A transmissão utiliza a caixa sem embraiagem, multi-modo do Grupo Renault, com quatro relações para o motor de combustão e duas para o motor elétrico. Com este sistema marca diz ser possível circular até 80% do tempo em modo elétrico, com uma poupança de combustível até 40% face a uma solução apenas de combustão.

Sem preços ainda conhecidos, vai ser possível encomendar o Renault Symbioz já no início do verão, com as primeiras unidades a serem entregues em território nacional em Setembro.