T-Roc elétrico não vai ser montado na AutoEuropa

07/02/2025

A Autoeuropa não vai montar a versão 100% elétrica do T-Roc. O CEO da Volkswagen anunciou que o modelo será um dos automóveis elétricos que sairão da linha de montagem da fábrica alemã de Wolfsburg.

 

Depois de um investimento que rondou os 600 milhões, a fábrica portuguesa prepara-se para montar a nova geração de um dos SUV de maior sucesso da VW, mas a motorização 100% elétrica sairá de outra geografia.

Contudo, a Autoeuropa é uma das três instalações que está a ser apontada para a montagem do futuro automóvel 100% elétrico de baixo custo da Volkswagen que chegará ao mercado em 2027

Thomas Schäfer, Diretor Executivo da marca Volkswagen Passenger Cars, anunciou aos trabalhadores da fábrica de Wolfsburg que a fábrica alemã será o centro da estratégia de eletrificação da marca.

“O nosso objetivo é construir o Golf elétrico da próxima geração na nova plataforma SSP, juntamente com o T-Roc elétrico de grande volume. Isto estabelecerá Wolfsburg como a capital da nossa nova classe de compactos totalmente elétricos”, afirmou Schäfer aos trabalhadores.

O responsável garantiu que “a fábrica de Wolfsburg tem um futuro claro pela frente. Ao transferir a produção do Golf para o México, estamos a criar espaço para tecnologias modernas. Novos processos de produção serão introduzidos no pavilhão 54”.

Daniela Cavallo, a líder do Conselho de Empresa eleita pelos sindicatos, garantiu aos trabalhadores que, “na nossa fábrica principal, não estaremos apenas a trabalhar no desenvolvimento, mas também a produzir fortemente nos próximos anos. Os futuros porta-estandarte elétricos – o Golf e o T-Roc produzidos em Wolfsburg – representam atualmente um volume superior a 500.000 unidades por ano. A fábrica principal assegurou, portanto, um segmento de veículos altamente atrativo e continuará a tradição do Golf de Wolfsburg, que tem uma história de mais de 50 anos”.

Depois de chegar a acordo com os sindicatos em dezembro, a Volkswagen colocou em execução um plano que tem por objetivo tornar a VW o fabricante de automóveis de volume líder em termos tecnológicos a nível mundial até 203.

Esse plano tem três fases: “Recuperar” a empresa com a competitividade a ser reforçada através da otimização das estruturas de custos e do alargamento da carteira de modelos existentes de forma orientada.

“Atacar”, com a introdução de nove novos modelos até 2027, incluindo a versão de produção do ID.2all por menos de 25.000 euros e o carro elétrico de entrada por cerca de 20.000 euros.

“Liderar”, com a Volkswagen a pretender estabelecer novos padrões e avançar com a mobilidade em todo o mundo, como marca tecnologicamente líder no segmento de volume.