A Tesla confirmou que os novos Model S e Model X Plaid, os mais desportivos da gama, serão lançados em breve na Europa, incluindo Portugal, estando as encomendas já abertas para ambos os modelos da marca americana.

Com o site de configuração já aberto para ambos os modelos, a Tesla confirmou a vinda dos Model S e Model X Plaid para o mercado nacional, sendo já possível aos interessados configurar e encomendar os respetivos novos veículos, com o início das entregas aos clientes previsto para novembro ou dezembro deste ano.

A gama Plaid é a atualização mais relevante feita pela Tesla aos seus dois modelos que já levam alguns anos no mercado (2012 para o Model S e 2015 para o Model X), dispondo de novas soluções no interior (incluindo um volante inusitado), novas motorizações, sistemas térmicos, eletrónica, mudanças no chassis e algumas no departamento estético, ainda que muito ligeiras.

Além de terem também um peso menor e qualidade de produção melhorada, os dois novos modelos prefiguram ainda sensações desportivas muito apuradas, graças a uma solução de três motores elétricos de alta performance com rotores envolvidos em carbono para maior eficiência e eficácia. Tanto o Model S Plaid como o Model X Plaid contam com uma potência de 1020 CV, variando as prestações em função do formato de carroçaria.

A berlina acelera dos zero aos 100 km/h em apenas 2,1 segundos, enquanto o SUV cumpre o mesmo exercício em 2,6 segundos, tendo o primeiro também a vantagem na velocidade máxima, chegando aos 322 km/h contra os 262 km/h do Model X Plaid. A autonomia estimada em ciclo combinado WLTP é de 600 quilómetros no Model S Plaid e de 528 quilómetros no Model X Plaid.

Por fim, se as prestações são de primeira linha, os preços também estão ao nível dos superdesportivos da atualidade. O Model S Plaid tem um preço base de 141.990€, enquanto o Model X Plaid tem um preço base de 145.990€.

Adicionalmente, as entregas dos Model S e Model X Dual Motor All-Wheel renovados vão começar em 2023 na Europa, esperando-se a abertura das encomendas para breve.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.