De linhas agressivas, o Formentor reveste-se de especial importância para a CUPRA por ser o primeiro automóvel desenvolvido especificamente para a marca espanhola. Adotando o estilo ‘crossover’ da moda, o objetivo foi criar um modelo emocional e eficaz, sendo especialmente direcionado para todos aqueles que dão primazia às sensações de condução.

A marca pode ser recente, mas a história deste nome já vai longa. Enquanto gama de modelos desportivos da SEAT, a CUPRA foi criada em 1996, servindo desde então de ‘certificado’ de competências para os automóveis mais dinâmicos da marca espanhola. Pelo seu crivo surgiram modelos emblemáticos como os SEAT Leon e Ibiza CUPRA, que se proporcionaram prestações acessíveis a uma ampla faixa de clientes.

Porém, em fevereiro de 2018, a CUPRA emancipou-se face à SEAT e passou a ser marca independente, com o seu próprio universo, mas com a mesma filosofia – oferecer emoção através da condução desportiva.

Se as suas primeiras criações tiveram por base os Leon e Ateca partilhados com a SEAT, o primeiro modelo exclusivamente desenvolvido sob a égide da CUPRA chega sob a forma do Formentor, que recebe a sua denominação em honra do Cabo de Formentor, na ilha de Maiorca, conhecido por ser um ponto de encontro de ventos fortes. Neste caso, sopra forte o vento da diferença.

Estilo vencedor

O Formentor recorre à combinação ‘crossover’ coupé, com carroçaria ‘musculada’ e propositadamente desportiva, dispondo de comprimento ligeiramente superior ao de um Ateca, mas mais baixo, permitindo-lhe então dispor de um perfil bastante dinâmico e agressivo, reforçado pelas jantes de 19” e pela incomum pintura mate da carroçaria que tem um custo de 1820€, que lhe aplica uma dose suplementar de exclusividade. O Formentor chama a atenção por onde quer que passe, valendo-se dessa sua pose algo misteriosa que lhe é garantida pela pintura.

No ambiente de qualidade e de retoques desportivos que polvilham o habitáculo (como os pespontos aplicados no tablier e no volante), destaque para a instrumentação digital de 10.25” com diferentes formatos de visualização, mas também para o volante desportivo com botões integrados para a ignição e para os modos de condução e patilhas para controlo da caixa logo atrás. Do ponto de vista do condutor, um dos detalhes mais interessantes é o de se verem as duas saliências longitudinais que percorrem o capot, dando uma impressão ainda mais musculada deste SUV.

No centro do tablier desponta o ecrã tátil de 12”, que congrega todas as funcionalidades do veículo, incluindo a climatização, numa interação que carece de habituação pela quantidade de menus e de informações. Além disso, os comandos táteis para a climatização são pouco práticos e, de noite, carecem de retroiluminação. Por outro lado, permite elevada conectividade com ligação aos sistemas operativos Android Auto, Apple CarPlay e MirrorLink.

Os bancos desportivos (com encosto de cabeça integrado) são envolventes e fornecem ótimo apoio em condução mais empenhada, não deixando de ser confortáveis para tiradas mais longas. Atrás, dois adultos acomodam-se com desafogo, oferecendo boas cotas para as pernas e do assento ao tejadilho. Na bagageira, os 420 litros chegam para uma pequena família em viagens de férias. Ou seja, a funcionalidade não está posta em causa pela desportividade.

Soma de virtudes

Se o estilo convence e se a vertente tecnológica também agrada (até pela conectividade oferecida), é na condução que está o seu ponto forte, sobretudo na versão mais desportiva e potente disponível por enquanto, com motor 2.0 TSI de 310 CV de potência e 400 Nm de binário, associado ao sistema de tração integral 4Drive e à caixa automática de dupla embraiagem (DSG) de sete velocidades.

Conhecida de outras ‘andanças’, esta combinação motriz permite ao Formentor demonstrar uma impressionante alma de velocista, com acelerações impetuosas no modo mais desportivo de condução, apropriadamente designado de ‘CUPRA’. Inebriante, a mecânica a gasolina transmite emoções desportivas que são acompanhadas por um dos melhores chassis da sua classe, envolvendo o condutor de maneira pouco comum, mérito de uma excelente afinação geral que pode ser desfrutada tanto a velocidades mais altas, como em traçados mais sinuosos.

Valendo-se de suspensão adaptativa (que varia a firmeza do amortecimento consoante o modo escolhido) e de direção precisa e informativa, o Formentor VZ revela agilidade de movimentos quase sobrenatural, não sendo alheia a esta perceção a atuação do sistema de tração integral 4Drive, que permite a este SUV curvar como se deslizasse sobre carris. A travagem é outro ponto de destaque, beneficiando do conjunto opcional da Brembo (2033€) com discos perfurados, mordaz e potente na desaceleração, além de resistente à fadiga.

Mas nem só de vivência desportiva se faz o Formentor, já que demonstra uma bem-vinda polivalência de utilização, com o modo de condução ‘Comfort’ a permitir maior suavidade na entrega da potência (havendo função ‘eco’ de condução ‘à vela’ para redução de consumos e emissões), bem como um amortecimento mais suave para viagens em família, embora não evite alguma secura na passagem por lombas, por exemplo.

A sigla VZ, de ‘VeloZ’, é atribuída aos modelos com mais 245 CV. Em breve, chega o VZ5, com motor de cinco cilindros e 390 CV.

Sem surpresas, o consumo médio centra-se facilmente na casa dos nove litros por cada 100 quilómetros, o que nem fica distante da média homologada (8,6 l/100 km).

Para esta versão, o preço arranca nos 47.317€, um valor plenamente justificado pela sua competência mecânica e habilidade de entrosamento para com o condutor, além de uma lista de equipamento generosa, mas que não dispensa uma série de elementos opcionais que melhoram a sua capacidade geral, mesmo que façam elevar o custo final. A unidade ensaiada, por exemplo, tinha um preço de 54.689€ com todos os opcionais.

VEREDICTO

Sendo o primeiro modelo 100% criado para a CUPRA, resulta bastante claro que existiu em todo o seu processo de desenvolvimento um cuidado especial para oferecer um desportivo eficaz e qualitativamente superior, mas que, acima de tudo, fosse capaz de envolver verdadeiramente o condutor pela combinação dos lados racional e emocional. Não só a entrega da potência e a atuação da caixa de velocidades são apuradas, como o comportamento do chassis é ótimo, oferecendo ao condutor uma outra dimensão de desportividade num conjunto motriz que, no final de contas, não é inédito.

Mas é nesta roupagem e nesta compilação de virtudes que o Formentor sobressai e que deixa ‘água na boca’ para o vindouro VZ5 com motor de cinco cilindros e 390 CV de potência, com a certeza de que este chassis aguenta bem essa ‘dose’ vitamínica suplementar.

MAIS
Motor de elevada performance
Condução empolgante
Interior tecnológico
Consumos moderados
Imagem à ‘muscle car’ de bom gosto
Chassis de primeiro nível
Versatilidade familiar
Equipamento geral

MENOS
Sonoridade modulada pelos altifalantes
Largura atrás
Sistema multimédia exige habituação

FICHA TÉCNICA

CUPRA Formentor VZ 2.0 TSI DSG 4Drive

Motor Gasolina, 1984 cc, quatro cilindros em linha, turbo, intercooler
Potência 310 CV entre as 5500 e as 6600 rpm
Binário 400 Nm entre as 2000 e as 5450 rpm
Transmissão Integral, caixa automática de sete velocidades
Dimensões (C/L/A) 4450/1839/1511 mm
Distância entre eixos 2680 mm
Aceleração 0-100 km/h 4,9 s
Velocidade máxima 250 km/h
Consumo médio 8,6 l/100 km (GPL)
Emissões CO2 192 g/km
Peso 1644 kg
Bagageira 420-1475 litros
Pneus 245/40 R19
Preço base 47.317€
Preço ensaiado 54.689€

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