Os filmes de ficção científica de Hollywood sempre imaginaram o futuro com automóveis tecnologicamente avançados e com formatos disruptivos: entre voadores e autónomos, houve para todos os gostos. Mas, se há automóvel que cumpre já os requisitos para estar numa dessas películas, então o IONIQ 5 é escolha óbvia. Olhe-se para este elétrico e fica à vista uma nova abordagem estilística e tecnológica para a Hyundai, da qual a IONIQ é a sub-marca destinada exclusivamente à eletrificação.

O figurino vanguardista deste IONIQ 5 é bilhete automático para sobressair entre a multidão, inspirando-se diretamente no Hyundai 45 EV Concept apresentado no Salão de Frankfurt de 2019. As linhas minimalistas conjugadas com os longos painéis da carroçaria, a que se juntam as grandes jantes de efeito aerodinâmico e os grupos óticos com luzes LED afiladas de 256 pixéis cúbicos são elementos facilmente destacáveis.

Na dianteira, os faróis ‘fundem-se’ com a grelha tapada em preto brilhante, enquanto na parte inferior, os para-choques sobressaem pelos elementos em cromado, com réplica na traseira em forma e feitio. O capot é concebido como uma concha, ou seja, sem rasgos na parte superior, abrindo como um todo até às cavas das rodas. A Hyundai garante que assim melhora a eficiência aerodinâmica e já se sabe que toda a ajuda é bem-vinda neste capítulo. A pensar nisso, também os puxadores das portas são embutidos na carroçaria.

As jantes de 19 polegadas ajudam este modelo a disfarçar as suas reais dimensões – o IONIQ 5 é muito maior do que as imagens iniciais deixavam adivinhar, medindo mais de 4,6 metros de comprimento. O arrojo visual é complementado de perfil com uma linha de carácter diagonal bastante vincada nas portas, tornando-o mais musculado e agressivo quando olhado de lado.

Por dentro, o esforço da Hyundai voltou a passar pela mesma ideia de minimalismo em aliança com a funcionalidade. Mais do que um ambiente faustoso, o IONIQ 5 confia em superfícies limpas, mas sem esquecer a elevação tecnológica de dois ecrãs contíguos de grandes dimensões – ambos de 12 polegadas. O da instrumentação varia a apresentação das informações consoante o modo escolhido de condução, sendo bastante completo, mas aquém das competências de propostas como as do Grupo Volkswagen ou da Mercedes-Benz. Único reparo para a colocação do altifalante na extremidade esquerda dos ecrãs, o que acaba por provocar uma certa quebra na simetria entre os dois lados da unidade.

Ao centro, o ecrã tátil tem ótima visibilidade e é rápido no acesso, sendo compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto. O módulo de climatização está separado da unidade de ecrã tátil, o que é um bom detalhe, pese embora conte também com comandos táteis para o efeito.

Como estreia a plataforma E-GMP do Grupo Hyundai – criado especificamente para os novos modelos elétricos –, o IONIQ 5 demarca-se sobretudo pela habitabilidade. O espaço a bordo é potenciado pela distância entre eixos de 3,0 metros, sendo extremamente amplo em todos os lugares, tanto em comprimento para as pernas, como em altura interior. Vive-se bem e desafogado dentro do IONIQ 5, que beneficia de materiais reciclados na conceção de muitos dos revestimentos (incrementando a sua filosofia ecológica), e de funcionalidades como uma tomada de carga de 230V a bordo para carregar outros dispositivos. A bagageira revela-se também funcional, tirando partido das dimensões generosas, com 531 litros disponíveis atrás e mais 57 litros num compartimento dianteiro (apenas nas versões de duas rodas motrizes).

Elétrico intenso

Neste momento, o IONIQ 5 conta com versão de motor elétrico traseiro com 160 kW (218 CV) de potência e 350 Nm de binário, tendo a tração no eixo traseiro. A bateria de iões de lítio, colocada em posição central sob o piso (com refrigeração por líquido), tem o condão de baixar o centro de gravidade, tendo uma capacidade de 72.6 kWh (73 kWh para ‘arredondar’), que lhe permite uma autonomia em ciclo misto WLTP de 481 quilómetros.
Uma receita que não é inédita entre os elétricos, mas que satisfaz bastante pela sua amplitude de reações.

Em modo ‘Eco’, o IONIQ 5 é dócil e muito eficiente nos consumos, com respostas prontas mas mais progressivas, evitando assim descargas evidentes de binário ao eixo traseiro. Porém, em nada afeta a agradabilidade da condução, parecendo-nos até o modo ideal para o quotidiano. Caso o condutor pretenda um pouco mais de emoção, o modo ‘Sport’ oferece prestações bem mais intensas, sobretudo porque a entrega do binário é mais brusca a praticamente todas as velocidades, iludindo bem o peso de quase duas toneladas. Com efeito, o IONIQ 5 ‘atira-se’ para a frente com saudável voluntarismo, embora a custo da autonomia.

Graças à boa distribuição de peso e à eficácia das ligações ao solo, demarcando-se a suspensão bem configurada para um misto de dinamismo e conforto, o IONIQ 5 revela segurança e neutralidade nas reações, ainda que em modo ‘Sport’, com a aceleração mais intensa, possa transmitir alguma tendência para ‘soltar’ a traseira com o acelerador pressionado a fundo. Os três modos de regeneração de energia de travagem (a que se junta um inteligente) permitem diferenciar o efeito de desaceleração e a retoma de energia para a bateria.

Jogando também com essa particularidade, este compacto até se afigura poupado: no nosso ensaio, obtivemos uma média de 13.4 kWh/100 km, replicando uma condução quotidiana a que não faltaram, já na fase final dos 100 quilómetros de ensaio, utilizações em modo ‘Sport’. Ou seja, poderia até ter sido inferior, credibilizando o valor homologado de 481 quilómetros em ciclo combinado. Nota ainda para a eficiência em percursos de autoestrada ou vias rápidas.

O carregador de bordo de 11 kW é bidirecional (Vehicle-to-Load), pelo que não só aceita carga, como pode também carregar outros aparelhos (como já atrás foi apontado). Usando um ponto de carga de 11 kW, o tempo de espera pelo carregamento total é de 6h20m, podendo aceitar uma potência máxima de carregamento de 220 kW. A 50 kW consegue repor de zero a 80% em cerca de 57 minutos, ao passo que num posto de 350 kW, o carregamento de 10 a 80% decorre em apenas 18 minutos. Algo que é possibilitado pelo funcionamento do conjunto elétrico a 800 V.

Quanto a equipamento, o modelo ensaiado surgia na versão Vanguard, com equipamentos como o head-up display de realidade aumentada com 44 polegadas, câmara traseira, sistema de som Premium Bose, bancos dianteiros elétricos, aquecidos e ventilados e uma panóplia de elementos de segurança que são já usuais no mercado, mas que adicionam valor, como a Travagem Autónoma de Emergência (FCA), sistema de Manutenção à Faixa de Rodagem (LKA), alerta de Fadiga do Condutor (DAW) e Assistência à Condução em Autoestrada (HDA). O preço desta versão é de 51.490€, embora a campanha de financiamento da marca faça descer esse valor para 48.490€.

VEREDICTO

Dono de uma imagem bastante forte e futurista, o Hyundai IONIQ 5 mostra como os elétricos ocupam hoje um espaço já bastante interessante não só na vertente imagética, mas também na eficiência, cada vez melhor, com este modelo a oferecer uma autonomia francamente boa em redor dos 450 quilómetros ou até mais – caso seja usado sobretudo em cidade.

Mas isso seria desaproveitar outros méritos deste 5, como a excelente habitabilidade e a condução serena que, mesmo sem ser excitante, consegue entusiasmar quando ativado o modo de condução mais desportivo. O preço continua a ser um calcanhar de Aquiles, ainda que não seja já um ‘bicho-papão’, na medida em que os cerca de 50 mil euros pedidos por este IONIQ estão justificados pela totalidade do conjunto.


MAIS
Boas prestações e conforto de condução
Ótima autonomia e elevada eficiência
Equipamento no geral
Funcionalidade geral
Qualidade do interior
Visual futurista que rompe moldes

MENOS
Preço ainda elevado
Intromissão excessiva do sistema de assistente de direção

FICHA TÉCNICA

Hyundai IONIQ 5 Vanguard+Plug & Power
Motor Elétrico, síncrono de íman permanente
Potência 160 kW/218 CV
Binário 350 Nm
Bateria Iões de lítio, 72.6 kWh úteis
Autonomia 481 km (WLTP)
Transmissão Tração traseira, transmissão automática de 1 vel.
Velocidade máxima 185 km/h
Aceleração 0-100 km/h 7,4s
Consumo médio WLTP 16.8 kWh/100 km
Emissões CO2 WLTP 0 g/km
Carregamento 50 kW: 10-80% em 57 m.; 11 kW: 0-100% em 6,2 h
Dimensões (C/L/A) 4635/1890/1605 mm
Distância entre eixos 3000 mm
Peso 1985 kg
Bagageira 531-1591 litros (mais 57 litros à frente)
Pneus 235/55 R19
Preço base 51.490€ (ensaiado: 48.490€)

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