O figurino vanguardista deste IONIQ 5 é bilhete automático para sobressair entre a multidão, inspirando-se diretamente no Hyundai 45 EV Concept apresentado no Salão de Frankfurt de 2019. As linhas minimalistas conjugadas com os longos painéis da carroçaria, a que se juntam as grandes jantes de efeito aerodinâmico e os grupos óticos com luzes LED afiladas de 256 pixéis cúbicos são elementos facilmente destacáveis.
Na dianteira, os faróis ‘fundem-se’ com a grelha tapada em preto brilhante, enquanto na parte inferior, os para-choques sobressaem pelos elementos em cromado, com réplica na traseira em forma e feitio. O capot é concebido como uma concha, ou seja, sem rasgos na parte superior, abrindo como um todo até às cavas das rodas. A Hyundai garante que assim melhora a eficiência aerodinâmica e já se sabe que toda a ajuda é bem-vinda neste capítulo. A pensar nisso, também os puxadores das portas são embutidos na carroçaria.
As jantes de 19 polegadas ajudam este modelo a disfarçar as suas reais dimensões – o IONIQ 5 é muito maior do que as imagens iniciais deixavam adivinhar, medindo mais de 4,6 metros de comprimento. O arrojo visual é complementado de perfil com uma linha de carácter diagonal bastante vincada nas portas, tornando-o mais musculado e agressivo quando olhado de lado.
Por dentro, o esforço da Hyundai voltou a passar pela mesma ideia de minimalismo em aliança com a funcionalidade. Mais do que um ambiente faustoso, o IONIQ 5 confia em superfícies limpas, mas sem esquecer a elevação tecnológica de dois ecrãs contíguos de grandes dimensões – ambos de 12 polegadas. O da instrumentação varia a apresentação das informações consoante o modo escolhido de condução, sendo bastante completo, mas aquém das competências de propostas como as do Grupo Volkswagen ou da Mercedes-Benz. Único reparo para a colocação do altifalante na extremidade esquerda dos ecrãs, o que acaba por provocar uma certa quebra na simetria entre os dois lados da unidade.
Ao centro, o ecrã tátil tem ótima visibilidade e é rápido no acesso, sendo compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto. O módulo de climatização está separado da unidade de ecrã tátil, o que é um bom detalhe, pese embora conte também com comandos táteis para o efeito.Como estreia a plataforma E-GMP do Grupo Hyundai – criado especificamente para os novos modelos elétricos –, o IONIQ 5 demarca-se sobretudo pela habitabilidade. O espaço a bordo é potenciado pela distância entre eixos de 3,0 metros, sendo extremamente amplo em todos os lugares, tanto em comprimento para as pernas, como em altura interior. Vive-se bem e desafogado dentro do IONIQ 5, que beneficia de materiais reciclados na conceção de muitos dos revestimentos (incrementando a sua filosofia ecológica), e de funcionalidades como uma tomada de carga de 230V a bordo para carregar outros dispositivos. A bagageira revela-se também funcional, tirando partido das dimensões generosas, com 531 litros disponíveis atrás e mais 57 litros num compartimento dianteiro (apenas nas versões de duas rodas motrizes).
Elétrico intenso
Neste momento, o IONIQ 5 conta com versão de motor elétrico traseiro com 160 kW (218 CV) de potência e 350 Nm de binário, tendo a tração no eixo traseiro. A bateria de iões de lítio, colocada em posição central sob o piso (com refrigeração por líquido), tem o condão de baixar o centro de gravidade, tendo uma capacidade de 72.6 kWh (73 kWh para ‘arredondar’), que lhe permite uma autonomia em ciclo misto WLTP de 481 quilómetros.
Uma receita que não é inédita entre os elétricos, mas que satisfaz bastante pela sua amplitude de reações.
Em modo ‘Eco’, o IONIQ 5 é dócil e muito eficiente nos consumos, com respostas prontas mas mais progressivas, evitando assim descargas evidentes de binário ao eixo traseiro. Porém, em nada afeta a agradabilidade da condução, parecendo-nos até o modo ideal para o quotidiano. Caso o condutor pretenda um pouco mais de emoção, o modo ‘Sport’ oferece prestações bem mais intensas, sobretudo porque a entrega do binário é mais brusca a praticamente todas as velocidades, iludindo bem o peso de quase duas toneladas. Com efeito, o IONIQ 5 ‘atira-se’ para a frente com saudável voluntarismo, embora a custo da autonomia.
Jogando também com essa particularidade, este compacto até se afigura poupado: no nosso ensaio, obtivemos uma média de 13.4 kWh/100 km, replicando uma condução quotidiana a que não faltaram, já na fase final dos 100 quilómetros de ensaio, utilizações em modo ‘Sport’. Ou seja, poderia até ter sido inferior, credibilizando o valor homologado de 481 quilómetros em ciclo combinado. Nota ainda para a eficiência em percursos de autoestrada ou vias rápidas.
O carregador de bordo de 11 kW é bidirecional (Vehicle-to-Load), pelo que não só aceita carga, como pode também carregar outros aparelhos (como já atrás foi apontado). Usando um ponto de carga de 11 kW, o tempo de espera pelo carregamento total é de 6h20m, podendo aceitar uma potência máxima de carregamento de 220 kW. A 50 kW consegue repor de zero a 80% em cerca de 57 minutos, ao passo que num posto de 350 kW, o carregamento de 10 a 80% decorre em apenas 18 minutos. Algo que é possibilitado pelo funcionamento do conjunto elétrico a 800 V.
Quanto a equipamento, o modelo ensaiado surgia na versão Vanguard, com equipamentos como o head-up display de realidade aumentada com 44 polegadas, câmara traseira, sistema de som Premium Bose, bancos dianteiros elétricos, aquecidos e ventilados e uma panóplia de elementos de segurança que são já usuais no mercado, mas que adicionam valor, como a Travagem Autónoma de Emergência (FCA), sistema de Manutenção à Faixa de Rodagem (LKA), alerta de Fadiga do Condutor (DAW) e Assistência à Condução em Autoestrada (HDA). O preço desta versão é de 51.490€, embora a campanha de financiamento da marca faça descer esse valor para 48.490€.
Dono de uma imagem bastante forte e futurista, o Hyundai IONIQ 5 mostra como os elétricos ocupam hoje um espaço já bastante interessante não só na vertente imagética, mas também na eficiência, cada vez melhor, com este modelo a oferecer uma autonomia francamente boa em redor dos 450 quilómetros ou até mais – caso seja usado sobretudo em cidade.
Mas isso seria desaproveitar outros méritos deste 5, como a excelente habitabilidade e a condução serena que, mesmo sem ser excitante, consegue entusiasmar quando ativado o modo de condução mais desportivo. O preço continua a ser um calcanhar de Aquiles, ainda que não seja já um ‘bicho-papão’, na medida em que os cerca de 50 mil euros pedidos por este IONIQ estão justificados pela totalidade do conjunto.
MAIS
Boas prestações e conforto de condução
Ótima autonomia e elevada eficiência
Equipamento no geral
Funcionalidade geral
Qualidade do interior
Visual futurista que rompe moldes
MENOS
Preço ainda elevado
Intromissão excessiva do sistema de assistente de direção
Hyundai IONIQ 5 Vanguard+Plug & Power
Motor Elétrico, síncrono de íman permanente
Potência 160 kW/218 CV
Binário 350 Nm
Bateria Iões de lítio, 72.6 kWh úteis
Autonomia 481 km (WLTP)
Transmissão Tração traseira, transmissão automática de 1 vel.
Velocidade máxima 185 km/h
Aceleração 0-100 km/h 7,4s
Consumo médio WLTP 16.8 kWh/100 km
Emissões CO2 WLTP 0 g/km
Carregamento 50 kW: 10-80% em 57 m.; 11 kW: 0-100% em 6,2 h
Dimensões (C/L/A) 4635/1890/1605 mm
Distância entre eixos 3000 mm
Peso 1985 kg
Bagageira 531-1591 litros (mais 57 litros à frente)
Pneus 235/55 R19
Preço base 51.490€ (ensaiado: 48.490€)
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