De uma só assentada, a Peugeot procedeu a uma renovação ligeira dos seus modelos 3008 e 5008, dando a estes SUV novidades estéticas, mais equipamento e mais tecnologia, mas as mesmas características que fizeram dos originais exemplos bem-sucedidos. Pudemos ensaiar o renovado 5008 com o motor 2.0 BlueHDi de 180 CV em associação à linha GT naquele que é um tratado da arte de bem renovar.

Sem mudar profundamente os seus preceitos, o novo 5008 conta ligeiras mudanças estéticas, incidindo principalmente na dianteira com a adoção de uma nova grelha que abarca também os faróis com tecnologia LED, monograma ‘5008’ no capot e para-choques redesenhados, com os ‘dentes de leão’ em posição vertical e com os faróis de nevoeiro a desaparecerem. Na traseira, ainda menos evidentes as alterações, demarcando-se sobretudo os farolins com um novo desenho e pouco mais.

Maiores e melhores as mudanças feitas no interior, sobretudo com a melhoria da componente tecnológica. O sistema i-Cockpit conta com um painel de instrumentos digital com ecrã de 12.3 polegadas, a que se junta ainda o ecrã central de 10 polegadas de alta definição, também ele uma novidade neste SUV, permitindo ótima visibilidade e interação com os sistemas do veículo. Além disso, alguns dos materiais e revestimentos são também novos, havendo mesmo inserções em madeira nas versões de topo para uma maior sensação de qualidade.

Essa é mesmo uma noção transversal ao renovado 5008, sendo um modelo de ótima qualidade geral e de agradável convivência a bordo, tirando-se partido igualmente da enorme quantidade de espaço disponível – mantém a possibilidade de levar até sete ocupantes graças à modularidade do interior, com uma terceira fila de bancos escamoteável.

Na segunda fila viaja-se bastante bem, com ótimas cotas de habitabilidade em todas as direções, não descartando mesmo a possibilidade de levar três adultos. Já a terceira fila, como em muitos dos seus concorrentes, é mais apta para crianças ou para pessoas de baixa estatura, sendo necessário contar – sempre – com a conivência do passageiro à sua frente para regular o seu banco longitudinalmente (em 15 cm) e não importunar quem vai num dos dois lugares do ‘fundo’. O que nos pareceu realmente mais complicado foi o acesso e saída desses dois lugares – mas como os mais jovens têm maior elasticidade, a questão pode ser parcialmente resolvida…

Seja como for, a versatilidade do 5008 agrada bastante, uma vez que o espaço é abundante na configuração de cinco lugares (780 litros) e aceitável em configuração de sete, embora aqui perca muita capacidade da bagageira, o que também é natural.

Diesel de força

A gama do 5008, ao contrário do que sucede com o 3008 com que partilha muitos dos componentes, não conta com versões híbridas, devido às necessidades de espaço do módulo elétrico que iriam inviabilizar a mais-valia do 5008 – a versatilidade para sete lugares. Por outro lado, para quem procura longas distâncias, o 5008 volta a confiar no motor 2.0 BlueHDi de 180 CV de potência (existe igualmente uma versão 1.6 PureTech a gasolina com a mesma potência), associado exclusivamente à caixa automática de oito velocidades (EAT8).

Esta combinação vale-lhe prestações dignas de registo, mostrando muito competente qualquer que seja o tipo de percurso pela frente, tendo em conta a elasticidade deste bloco turbodiesel que disponibiliza 400 Nm de binário logo às 2000 rpm, nunca carecendo de energia para acelerações vigorosas e para retomas com decisão. Esta será a motorização mais aconselhada para quem procura levar a cabo viagens com mais carga a bordo e de muitos quilómetros, uma vez que devolve uma ótima combinação de eficácia e de economia, com uma média registada no ensaio de 5,8 l/100 km, que se compara os 5,9 l/100 km oficiais da marca em ciclo WLTP!

Ainda assim, no meio desta impressão francamente positiva que o motor deixou, apenas alguns momentos de arrasto da caixa de velocidades merecem revisão, sobretudo ao prolongar por mais tempo do que o necessário a terceira velocidade, levando a que seja o condutor a subir de relação através da patilha direita atrás do volante.

Também muito satisfatório é o tato da condução, com um chassis muito bem conseguido e dono de uma impressão de solidez geral, com a suspensão a ter um ótimo controlo da carroçaria em mudanças de direção e curvas. A versão GT Pack monta jantes de 19 polegadas para um visual mais desportivo, mas não lhe retira propriamente conforto apesar de se notar mais firme. Para quem procura uma proposta capaz de satisfazer na condução, quer no posto de condução, quer na dinâmica, o 5008 merece a consideração.

Por fim, falando-se no nível de equipamento GT Pack, importa mencionar que esse é o topo de gama, oferecendo em adição ao nível GT a navegação conectada 3D com ecrã de 10″, as jantes ‘San Francisco’ de 19″, o Pack City 2 com Park Assist + Visiopark 2 e o portão traseiro de abertura elétrica com movimento do pé sob o para-choques. O custo da versão é de 51.330€, mas o valor a pagar é facilmente compensado pelo conjunto de elementos oferecidos neste 5008, restando poucos opcionais para compor a lista de compras. Entre os elementos de série oferecidos nesta configuração, destaque para os faróis Full LED, bancos elétricos com massagem ou a decoração em Alcântara (no tablier e painéis das portas).

VEREDICTO

O 5008 era já um excelente SUV de família desde o lançamento, com visual robusto e muitas credenciais de destaque em termos dinâmicos e de versatilidade, tendo esta atualização apenas reforçado o seu apelo no equipamento e na ótica da tecnologia a bordo.

Com um motor efetivamente eficaz e eficiente, capaz de combinar os bons andamentos com a poupança de combustível em ritmos de cruzeiro, este 5008 com motor 2.0 BlueHDi revela ainda ótimos traços de dinamismo na condução, revelando segurança e estabilidade, o que pode ser importante para muitos condutores que buscam esse apelo ao volante. Além disso, os 180 CV de potência são um bom cartão-de-visita para facilidade de subida de ritmo.

De resto, o facto de a versatilidade interior oferecer até sete lugares é outro dos seus predicados, algo que outros modelos também oferecem no segmento, com uma faixa de preço muito semelhante.

MAIS
Estética rejuvenescida
Bons dotes dinâmicos
Interior de boa qualidade
Ótimos consumos
Versatilidade familiar
Equipamento geral
Bagageira

MENOS
Algumas indecisões da caixa de velocidades
Volante de dimensões reduzidas pode não agradar a todos

FICHA TÉCNICA

Peugeot 5008 GT Pack 2.0 BlueHDi 180 EAT8

Motor Diesel, 1997 cc, quatro cilindros em linha, tgv, intercooler
Potência 180 CV às 3750 rpm
Binário 400 Nm às 2000 rpm
Transmissão Dianteira, caixa automática de oito velocidades
Dimensões (C/L/A) 4641/1844/1646 mm
Distância entre eixos 2840 mm
Aceleração 0-100 km/h 9,2 s
Velocidade máxima 208 km/h
Consumo médio 5,9 l/100 km
Emissões CO2 155 g/km
Peso 1682 kg
Bagageira 780-1940 litros
Pneus 205/55 R19
Preço base 51.330€
Preço ensaiado 54.778€*

* Inclui pintura metalizada (490€), sistema Night Vision (1200€) e teto de abrir panorâmico em vidro (1400€).

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