Recém-apresentado na Europa, o Lexus LBX foi agraciado com uma série de alterações que visam torná-lo num projeto desportivo de excelência, em particular, recebendo o mesmo motor 1.6 de três cilindros em linha que equipa o igualmente especial Toyota GR Yaris, mas com 304 CV de potência. No entanto, este LBX é apenas um protótipo.

Com a temática da exposição da Toyota e da Lexus no Salão Automóvel de Tóquio a ser ‘A Garagem de Morizo’, o foco foi na criação de automóveis que apaixonassem, baseando-se nos desejos de ‘Morizo’, que mais não é do que a alcunha de Akio Toyoda quando este compete em eventos desportivos.

Um dos modelos mais cativantes do certame de Tóquio foi o LBX Morizo RR Concept, com base no SUV que começa agora a chegar a Portugal, combinando luxo com prestações de cortar o fôlego. Equipado com turbo e intercooler, este motor G16E-GTS é partilhado com os Toyota GR Yaris e GR Corolla, dispondo ainda de tração integral (AWD) para transferência da potência ao asfalto com o mínimo de perdas de aderência. A potência total é de 304 CV às 6500 rpm, enquanto o binário máximo é de 400 Nm entre as 3250 e as 4600 rpm.

Mas, este LBX Morizo RR Concept contém, ainda, muitas outras mudanças nas ligações ao solo (suspensão e pneus), bem como no próprio chassis, que foi reforçado para oferecer uma experiência de condução mais cativante (é 20 mm mais largo e 10 mm mais baixo). Os sistemas de tração integral e de caixa automática Direct Shift de oito velocidades também foram modificados para este LBX.

O desenho, por seu turno, foi melhorado com a aplicação de diversos elementos exteriores que visam incrementar a eficácia aerodinâmica, como é o caso dos para-choques, bastante modificados. Os pneus passaram a ter uma medida de 235/45 R19, escondendo discos de travão de 18” à frente e de 16” atrás para melhorar a capacidade de paragem.

Para reforçar a influência de Toyoda, este LBX Morizo RR Concept recebeu aplicações em amarelo, por exemplo, na grelha dianteira, nas maxilas dos travões e nos cintos de segurança, não faltando ainda alguns emblemas especiais ‘Morizo RR’. Os bancos são igualmente especiais, mais desportivos para um melhor suporte do corpo.

A marca não indica se o LBX Morizo RR Concept será alguma transposto para uma versão de produção em série, mas o acolhimento caloroso que este modelo teve localmente pode ajudar a companhia a tomar uma decisão nesse sentido, mesmo que em números muito limitados.

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