Toyota apresenta o SUV compacto 100% elétrico Urban Cruiser

13/12/2024

A Toyota apresentou o Urban Cruiser, um novo SUV compacto elétrico a bateria que será estreado já em janeiro no Salão Automóvel de Bruxelas.

 

A marca nipónica surpreendeu esta manhã ao apresentar o seu segundo modelo totalmente elétrico, depois de muitos rumores terem afirmado que a Toyota tinha decidido adiar um novo BEV.

Afinal, ele está aqui e pronto para competir diretamente com o Kia EV3 e com o Volvo EX30. O Toyota Urban Cruiser chega para conseguir um lugar ao sol no que é o segmento da moda na Europa.

O Toyota Urban Cruiser tem um design SUV robusto com posição de condução elevada e um interior espaçoso que o sistema de bancos traseiros deslizantes torna flexível.

O novo modelo 100% elétrico chegará à Europa com duas opções de bateria, de 49 kWh e 61 kWh e com tração dianteira ou integral.

Desenvolvido a partir do Urban SUV Concept, o Urban Cruiser “dará à Toyota uma forte presença num segmento de mercado em rápido crescimento e altamente competitivo na Europa e aumentará a amplitude e o alcance da sua gama de veículos totalmente elétricos”.

O seu estilo “Urban Tech” confere-lhe uma aparência arrojada de todos os ângulos. A extremidade dianteira em “cabeça de martelo” – uma sugestão de design contemporânea da Toyota – é um elemento-chave, a que se juntam os para-choques dianteiro e traseiro e o arranjo das luzes traseiras que se estende à largura da porta traseira.

Com 4.285 mm de comprimento, uma altura de 1.640 mm e uma largura de 1.800 mm, as dimensões do Urban Cruiser são ligeiramente superiores às do SUV compacto híbrido da Toyota, o Yaris Cross.

O Toyota Urben Cruiser tem um raio de viragem de apenas 5,2 m. As jantes são de liga leve de 18 ou 19 polegadas de diâmetro, consoante o modelo, equipadas com coberturas de roda completas que poupam peso e apoiam a qualidade aerodinâmica do automóvel, que evita o vento. Uma vasta gama de cores exteriores inclui opções bi-tom com um tejadilho preto contrastante.

O automóvel é construído sobre uma nova plataforma dedicada aos veículos elétricos a bateria, que será a base de novos modelos da marca nipónica.

Esta plataforma é forte, mas leve, e proporciona um interior espaçoso com proteção integrada para as peças de alta tensão do automóvel. O design da estrutura evita a necessidade de barras transversais no piso, libertando mais espaço para acomodar a bateria.

O Urban Cruiser será oferecido com dois conjuntos de baterias e a opção de tração dianteira ou integral. Ambos utilizam a tecnologia de fosfato de ferro-lítio, com a vantagem da durabilidade, segurança e custo reduzido. A aceleração é rápida e linear, tanto no arranque como em velocidades de ultrapassagem.

Uma bateria de 49 kWh estará disponível exclusivamente na versão FWD, proporcionando uma potência de 106 kW / 144 DIN hp. A versão de tração dianteira terá ainda a possibilidade de ter uma bateria de 61 kWh produz 128 kW / 174 cv DIN.

O Urban Cruiser será também proposto com tração integral, sendo que nesta versão, a bateria de 61 kWh debita 135 kW / 184 cv DIN.

Todas as versões do Urban Cruiser estão equipadas com uma bomba de calor economizadora de energia para o sistema de ar condicionado e que permite o pré-aquecimento manual da bateria para otimizar o desempenho em condições mais frias.

Com uma distância entre eixos de 2.700 mm, o interior do Toyota Urban Cruiser é espaçoso e versátil graças ao sistema de bancos traseiros deslizantes. Este sistema permite que a distância entre as duas filas de bancos seja facilmente ajustável, criando um espaço equivalente ao de SUVs de segmento D muito maiores. Os bancos traseiros podem também ser reclinados e são rebatíveis numa configuração 40:20:40.

O Toyota Urban Cruiser está equipado com um painel de instrumentos baixo e horizontal que combina com uma posição de assento elevada para proporcionar uma um bom ângulo de visão ao condutor e aos passageiros. Os estofos e os acabamentos combinam o preto e o cinzento-escuro. A iluminação ambiente oferece 12 cores diferentes para definir um ambiente de habitáculo adequado à viagem ou à altura do dia.

O painel de instrumentos integra numa única unidade um painel digital de 10,25 polegadas do condutor e o ecrã multimédia de 10,1 polegadas. O sistema multimédia foi concebido para um funcionamento rápido e intuitivo, com navegação por satélite que utiliza dados baseados na nuvem para integrar a mais recente informação sobre o fluxo de tráfego. O sistema suporta o Apple Carplay e o Android Auto.

Ao nível das ajudas ao condutor, todas as versões do Urban Cruiser terão um sistema de pré-colisão, controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo, alerta de saída da faixa de rodagem e assistência à manutenção na faixa de rodagem. Um sistema de câmara de 360 graus proporciona ao condutor uma visão completa do ambiente que rodeia o automóvel ao manobrar em pisos irregulares ou ao estacionar em espaços apertados.

O sistema de tração integral do Toyota Urban Cruiser confere-lhe o estatuto de um autêntico SUV, com a adição de um motor de 48 kW ao eixo traseiro a proporcionar um desempenho estável e seguro em superfícies soltas e escorregadias.

A versão 4×4 do Toyota Urban Cruiser está equipada com Controlo de Assistência em Descidas e um Modo Trail que deteta e trava uma roda em movimento enquanto direciona o binário de tração para a roda oposta.

O modelo de tração dianteira beneficia de um “modo de neve” que controla o binário de tração para ajudar a reduzir o deslizamento das rodas quando se conduz em estradas cobertas de neve.

A apresentação do novo Toyota Urban Cruiser 100% elétrico “marca mais um passo importante na estratégia multicaminhos mais ampla da Toyota para oferecer aos clientes uma ampla escolha de tecnologias de transmissão eletrificada em toda a Europa”, diz a marca em nota de imprensa.

Até 2026, a Toyota terá 15 veículos com emissões zero na sua gama, incluindo seis veículos elétricos a bateria que utilizam uma plataforma dedicada.

“A expansão da gama de veículos elétricos a bateria da Toyota, combinada com uma vasta gama de híbridos plug-in, híbridos completos e veículos elétricos a pilha de combustível, irá diminuir progressivamente as emissões da Toyota em toda a região, em direção ao objetivo de uma redução de 100% de CO2 até 2035, contribuindo para o objetivo da Toyota Motor Europe de neutralidade total de carbono até 2040.”

O Toyota Urban Cruiser terá a sua estreia no Salão Automóvel de Bruxelas, que decorre entre 10 e 19 de janeiro de 2025.