Toyota Aygo com novos argumentos para ‘vidas’ urbanas

06/03/2018

Lançado em 2014 com um design irreverente que chamou a atenção pelo seu arrojo, o Toyota Aygo recebe no Salão de Genebra de 2018 o seu primeiro grande facelift, ganhando assim uma nova imagem na secção dianteira e novos acertos técnicos para uma condução mais divertida, de acordo com a marca japonesa.

Reforçando o ADN exclusivo deste modelo e o seu posicionamento no altamente competitivo segmento A, os designers e engenheiros da Toyota não só reforçaram a imagem jovem e distintiva do Aygo, como também melhoraram as prestações e o comportamento para se tornar ainda mais divertido de conduzir.

A comprovar a boa receção do Aygo, o modelo foi um dos que mais vendeu na Europa, com mais de 85.000 unidades matriculadas e uma participação de 6,6% no segmento dos utilitários. Agora, com esta atualização, a Toyota pretende que o seu modelo reforce os seus atributos competitivos, desde logo a começar pelo estilo que se mantém vincadamente diferente.

Assim, o novo Aygo mantém a sua reconhecida assinatura em ‘X’ na secção dianteira, mas adota um design mais tridimensional para um maior impacto visual. Passa também a incorporar grupos óticos redesenhados (denominados pela marca de ‘Keen Look’), com luzes de condução diurna (DRL) integradas. A secção inferior enquadra a grelha dianteira, reforçando a noção de estabilidade do Aygo. Por outro lado, a ornamentação da parte inferior dos faróis – disponível em negro, negro brilhante ou prata -, acentua a largura do veículo.

Na parte traseira, as novas guias de luz LED DRL conferem um visual mais sofisticado, dando-lhe ao mesmo tempo imagem facilmente reconhecível. O novo estilo exterior fica completo com duas novas cores de carroçaria – Magenta e Azul -, a adição de tampões de roda com novo estilo e jantes de liga leve de 15″- com um design exclusivo para cada nível de equipamento.

Interior retocado

Tal como no exterior, também o interior conta com novidades, sendo de notar a atualização dos gráficos dos mostradores da instrumentação com efeito mais tridimensional e nova cor de iluminação. A marca explica que “foi adotado um esquema de cores mais Premium em Quartz Gray e Piano Black, além de terem sido criados novos revestimentos de bancos para a maioria das versões”.

Mudanças técnicas

O novo Aygo apresenta melhorias nas suas prestações e dinâmica de condução tendo em vista uma agilidade urbana ainda maior, ao mesmo tempo que beneficia de uma redução acentuada dos níveis de NVH (Ruídos, Vibrações e Asperezas) para aumentar o conforto a bordo, graças a mais materiais de isolamento e absorção adicionados ao painel, pilares A, portas e vão traseiro.

Assim, o motor de 998 cm3 de três cilindros VVT-i de 12 válvulas foi atualizado, passando a respeitar a norma anti-poluição Euro 6.2 e passando a ter agora uma maior entrega de binário em rotações mais baixas para uma “experiência de condução ainda melhor no tráfego urbano”.

Beneficia de um novo sistema de dupla injeção de combustível, de uma superior taxa de compressão, de uma série de novos componentes de baixa fricção, de um sistema de recirculação de gases de escape refrigerado (EGR) e de um veio de equilíbrio melhorado para reduzir a vibração ao ralenti. O motor desenvolve agora 72 CV às 6000 rpm e 93 Nm de binário às 4400 rpm, acelerando dos zero aos 100 km/h em 13,8 segundos e de prosseguir até aos 160 km/h de velocidade máxima.

De forma interessante, o novo Aygo estará disponível em versões standard e Eco. Neste último caso beneficia de quarta e quinta velocidades mais longas, pneus de baixo coeficiente de resistência ao rolamento (RRC), Stop & Start e melhorias aerodinâmicas. A versão standard reduz o consumo médio dos 4,1 para 3,9 l/100 km (ciclo NEDC), o que se traduz numa diminuição de 5 g/km nas emissões de CO2 (para apenas 90 g/km). No novo procedimento de homologação, as versões standard e Eco alcançam níveis de emissões de CO2 de 93g/km e de 86 g/km, respetivamente .

Além disso, as afinações da suspensão do novo Aygo foram alteradas e o software de direção atualizado, permitindo que o veículo reaja de forma mais rápida e precisa às solicitações do condutor.

Equipamentos realinhados

Esta atualização surge ainda acompanhada de uma revisão dos níveis de equipamento, cada um deles com elementos de design exclusivos, facilmente reconhecíveis pela execução do para-choques dianteiro, jantes de liga leve específicas dedicadas e acabamento interior. Assim, são três os níveis disponíveis: o de entrada x, passando, pelo intermédio x-play e pelo de topo x-clusiv.

Destes, é x-play que surge no cerne da nova estratégia de comercialização para este modelo, possuindo várias opções que permitem aos clientes adaptar o carro ao seu gosto pessoal. De série, fazem já parte elementos como o ar condicionado e o monitor tátil multimédia x-touch de 7″.

Acima desse, o x-clusiv baseia-se na especificação de série do x-play com um esquema de pintura bi-tom disponível numa de três cores, jantes de liga leve de 15″ com design de raios duplos, bancos parcialmente revestidos em couro, ar condicionado automático, acesso inteligente ao habitáculo e Toyota Safety Sense.

Duas edições especiais, x-cite e x-trend , irão surgir regularmente na gama Aygo. O x-cite é aquela que mais se diferencia, graças a uma cor exterior magenta exclusiva em acabamento de dois tons, jantes de liga leve de 15″ totalmente em negro e exclusivas, tecido de assento “Manhattan” com costura magenta, inserções na cor da carroçaria nas saídas de ventilação e no punho do seletor de velocidades e painel de bordo e zona envolvente da alavanca do seletor de velocidades em piano lacado.

O lado de aspeto mais dinâmico fica a cargo da versão x-trend, com acabamento exterior negro complementado por ornamentação negra nos faróis, pintura azul cyan nos espelhos retrovisores, autocolantes desportivos, jantes de liga leve de 15” com 10 raios específicas, bancos parcialmente estofados em pele e elementos interiores em azul cyan.

O renovado Aygo chegará ao mercado nacional em julho.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.