Publicidade Continue a leitura a seguir

Toyota bZ4X Concept revela como será o primeiro elétrico da marca em 2022

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Toyota apresentou no Salão de Xangai, na China, o protótipo dp seu primeiro elétrico, o bZ4X Concept, nome complexo para aquele que é um dos modelos com que a marca japonesa pretende dar um novo passo na sua estratégia de eletrificação. Este novo SUV será resultado de uma cooperação entre a Toyota e a Subaru, a exemplo do que já acontece, por exemplo, com os desportivos GR86 e BRZ e deverá converter-se numa versão de produção em 2022.

Tratando-se de um SUV de dimensões médias, o bZ4X conta com tração integral, com a marca a explicar que se insere na estratégia de transformação para uma marca capaz de oferecer mobilidade para todos. No caso deste bZ, que significa ‘beyond Zero’ (para lá de zero, em português), há também o empenho da Toyota no cumprimento de metas ambientais ambiciosas, procurando atingir as emissões zero de carbono.

Este modelo foi pensado também para servir de centro de conectividade para uma experiência a bordo de nova geração, com a Toyota a garantir que “casa o dinamismo e a utilidade: o SUV tem uma posição de condução elevada característica, mas parece, ainda assim, agarrado ao asfalto”. Aquilo que é evidente é que o estilo é vincadamente diferente de qualquer outro modelo da Toyota atualmente à venda, dispensando qualquer grelha na dianteira, em seu lugar dispondo de uma série de sensores, luzes e elementos aerodinâmicos num formato autoritário que a companhia apelida de ‘hammerhead’ podendo aqui ser interpretada uma alusão ao tubarão-martelo.

Interior espaçoso e modular

Assente na nova plataforma modular e-TNGA, desenvolvida especificamente para veículos elétricos, o bZ4X promete uma habitabilidade de elevado nível, fruto da grande distância entre eixos. A marca promete mesmo um comprimento para as pernas dos passageiros dos bancos traseiros ao nível de um modelo de segmento D.

A instrumentação e painel de controlos centra-se num ‘módulo de condução’, que foi criado para dar ao condutor uma sensação de ligação à estrada e as informações mais importantes. O painel de instrumentação em posição mais baixa abre o campo de visão do condutor, melhorando igualmente a sensação de espaço a bordo.

O volante assume um formato retangular para uma visão mais moderna, destacando-se pela utilização de tecnologia ‘steer-by-wire’, ou seja, de forma totalmente eletrónica. A Toyota argumenta que esta tecnologia permite oferecer maior controlo, removendo as interferências da superfície do piso e da travagem, dando assim uma maior precisão em linha com a velocidade e com o ângulo da direção.

Evolução elétrica

A Toyota aponta que este SUV congrega mais de 20 anos de experiência em veículos elétricos, prometendo eficiência líder e autonomia competitiva. O perfil ambiental do bZ4X é reforçado com um sistema carregador solar integrado, que incrementa a distância possível de percorrer. A bateria para este modelo é igualmente nova, sendo maior e mais potente.

De resto, trata-se de um SUV com tração integral, fruto da colocação de um motor elétrico em cada eixo, com a configuração da tração às quatro rodas a tirar partido da experiência da Toyota e da Subaru nesse domínio, para assim oferecer o máximo de segurança e capacidades fora de estrada.

O bZ4X Concept abre o caminho para o modelo de produção em série, que chegará em meados de 2022, com a marca a referir que esta sigla bZ será utilizada nos seus automóveis totalmente elétricos. Em 2025, o objetivo é que tenha sete bZ dos 15 modelos eletrificados que terá à venda. A Toyota refere que os seus modelos elétricos irão permitir às pessoas que “mudem dos seus automóveis atuais sem inconvenientes, enquanto se apercebem de todos os benefícios que um carro 100% elétrico pode oferecer”.

a carregar vídeo