Toyota Celica e MR2: Os próximos a renascer?

21/09/2018

Com um desportivo no mercado (o GT86) e outro prestes a chegar (o Supra), a Toyota parece mesmo empenhada em fazer ressurgir o seu lado mais emocional, sem esquecer a vertente ecológica com os seus híbridos e elétricos em estudo. Mas a história dos desportivos poderá conhecer mais capítulos…

De acordo com uma notícia publicada no site Road and Track, o engenheiro-chefe assistente Masayuki Kai, que auxiliou Tetsuya Tada na tarefa de desenvolvimento do novo Supra, indicou que existe o desejo de trazer de volta mais dois nomes icónicos na marca, o Celica e o MR2. Contudo, pelo artigo, não existe indicação se essa é a vontade pessoal de Kai ou a vontade da companhia nipónica.

“Queremos ter o Celica de volta, queremos ter o MR2 de volta”, é citado Kai naquele órgão de comunicação, explicando que o Supra foi escolhido para ser ‘ressuscitado’ por ser um modelo num segmento onde “existe a maior procura no mercado”. Porém, nada está ainda garantido, devendo a Toyota observar a viabilidade de ressurgimento destes modelos.

Contudo, atendendo ao sucesso das colaborações com a BMW (no caso do Supra) e com a Subaru (no caso do GT86), a solução de voltar a fazer parceria com uma outra marca poderia ser a solução escolhida. Dessa forma, a rentabilidade de um modelo desportivo de nicho poderá traduzir-se de maneira mais efetiva.

De forma curiosa, Kai teceu rasgados elogios à Mazda, com a qual qual a Toyota tem um acordo de parceria para desenvolvimento de tecnologias de elevada eficiência. Sendo a companhia de Hiroxima uma especialista no desenvolvimento de roadsters como o MX-5, uma potencial parceria para um modelo acima desse poderia fazer sentido.

De acordo com aquele responsável, o novo Celica poderá ser um desportivo de tração integral, enquanto o MR2 poderia manter a configuração de coupé de motor em posição central e tração traseira.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.