Toyota Corolla Cross: a história interminável do best-seller mundial

02/11/2022

Recordista de vendas mundiais, o Toyota Corolla Cross chega agora a Portugal na identidade de um SUV compacto e dotado da quinta geração do sistema híbrido da marca com 197 cv de potência combinada.

A história do modelo mais vendido de sempre continua a escrever-se numa indústria automóvel cada vez mais eletrificada pela narrativa dos novos tempos. Toyota Corolla. O nome dispensa apresentações. São 56 anos de enredo, divididos por 12 capítulos, mas que prometem eternizar-se no mercado nacional, onde agora chega com o apelido Cross e com uma identidade C-SUV e com uma nova motorização híbrida (a quinta geração) com um motor 2.0 e 197 cv de potência total.

Este SUV compacto tem como missão posicionar-se entre dois modelos da marca: o C-HR e o RAV4. Para que nenhum espaço fique por ocupar neste importante segmento do mercado. Até porque o Yaris Cross continua a crescer na Europa e a ideia será fazer o mesmo com este seu irmão mais velho – e maior. Mas será que este tem os requisitos necessários para continuar a ter números dignos do seu estatuto de best-seller? Na apresentação nacional, realizada em Évora, o modelo mostrou algumas das caraterísticas que têm conquistado tantos fãs ao longo dos anos.

Com 4,46 metros de comprimento, 1,82 de largura e 1,62 de altura – e uma distância entre eixos de 2,64 metros -, o Corolla Cross é um modelo de forte impacto visual. Sobretudo ao vivo, já que, admitamos, não se pode gabar de ser muito fotogénico.

O design remete para o universo “aventureiro” – a apresentação nacional teve direito a uma pequena experiência off road para prová-lo – mas sem radicalismos. Os grupos óticos em LED, esguios, a dupla grelha com desenho trapezoidal e os para-lamas de grandes dimensões conferem-lhe um aspeto vigoroso e aproxima-o da estética dos restantes modelos da família Toyota. Isto por fora. E por dentro?

No habitáculo, tudo “cheira” a Corolla. No bom sentido. Bem construído e com materiais sólidos e de qualidade irrepreensível, transmite uma boa sensação de espaço nos lugares da frente, já os traseiros, parecem um pouco mais limitados. A sensação de liberdade é reforçada pelo amplo teto panorâmico. Em matéria de espaço, refira-se ainda que a bagageira tem uma capacidade de 428 litros, suficiente para uma rotina familiar.

O Corolla Cross estreia um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas configurável e que permite aceder, por exemplo, ao histórico de quilómetros percorridos em modo elétrico na última viagem realizada. Como apoio, existe também um otimizado ecrã tátil de 10,5 polegadas, compatível com Apple Carplay (via wireless) e Android (através de cabo) e um bastante eficaz sistema de navegação de série.

Destaque para a evolução do Toyota Safety Sense, agora designado T-Mate, que eleva a fasquia da segurança do Corolla Cross para outro patamar, com o melhoramento dos sistemas de assistência ao estacionamento (semiautónomo) e à condução, como a travagem de emergência e o alerta de ângulo morto, com recurso a uma câmara panorâmica 360º. Entre o equipamento de série existe ainda um novo airbag central.

Quinto elemento

O Corolla Cross está montado na plataforma TNGA da Toyota e tem a responsabilidade de estrear a quinta geração do sistema híbrido da marca. Recorre ao já conhecido motor 2.0 a gasolina com 152 cv e a um motor elétrico de 112 cv, obtendo uma conjugação de potências na ordem dos 197 cv. Um acréscimo de pujança, face aos 184 cv da anterior geração. Além disso, o motor elétrico é agora alimentado por uma bateria de iões de lítio 40% mais leve e que desperdiça 6% menos eletricidade do que antes.

Na apresentação nacional, houve oportunidade para conduzir o Corolla Cross em estrada nacional, autoestrada e cidade. De tudo um pouco, se acrescentarmos o já referido (pequeno e improvisado) troço fora de estrada e o pá-arranca provocado por um acidente, escassos quilómetros depois do início do teste.

São três modos de condução: Eco/Normal/Sport. Cada um deles se manifesta de forma diferente na sensibilidade do acelerador. A posição de condução é elevada e quase não se ouvem ruídos de rolamento, nem mesmo quando se aumenta a velocidade. As recuperações podiam ser um pouco mais rápidas? Podiam. E a caixa CVT, que continua ao serviço da marca, podia ser mais intuitiva? Também podia. Mas nada que estrague o bom ambiente a bordo.

A marca anuncia uma aceleração de 7,6 segundos no arranque 0-100 km/h e uma velocidade limitada aos 180 km/h. Segundo ainda os dados oficiais, os consumos médios são de 5,1 L/100 km. Neste ponto, talvez por culpa da condução do próprio jornalista, o registo final foi ligeiramente mais elevado do que os valores da Toyota.

Os níveis de equipamento são três. A versão Comfort do novo Corolla Cross está disponível a partir dos 39 001 euros e conta com jantes de 17”, ecrã multimédia de 12,3”, câmara traseira, cruise control adaptativo e volante em pele. Já a Exclusive vê o preço arrancar nos 40 801 euros. Substitui as jantes de 17 polegadas por umas de 18 e acrescenta à lista de equipamento os vidros traseiros escurecidos, o teto panorâmico, os faróis LED e o sistema “Smart Entry & Start”. A mais elitista, a Luxury está disponível a partir de 44 201 euros um contempla um recheio onde constam o portão da bagageira de acionamento elétrico, os bancos em pele (os dianteiros aquecidos), um carregador sem fios para smartphone, sensores de estacionamento e alerta de ângulo morto.