Publicidade Continue a leitura a seguir

Toyota Corolla Cross amplia ofensiva SUV da marca

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Toyota vai ampliar a sua gama de crossovers com o lançamento em 2022 do Corolla Cross, posicionado como uma alternativa ao C-HR com a intenção de se diferenciar pelo estilo, funcionalidade e espaço, não esquecendo também a vertente híbrida já usual na marca japonesa.

Esta versão Cross vem juntar-se aos demais modelos do Corolla, nomeadamente o cinco portas, carrinha (Touring Sports) e berlina, tendo por base também a plataforma TNGA na variante GA-C. O desenho foi concebido a pensar especificamente no mercado europeu, com grelha de grandes dimensões e grupos óticos finos com tecnologia LED.

Esta novo modelo mede 4460 mm de comprimento, 1825 mm de largura e 1620 mm de altura, dispondo ainda de uma distância entre eixos de 2640 mm, situando-se entre o C-HR e o RAV4. Tecnicamente, conta com a quinta geração de sistemas híbridos, dispondo de versões híbridas de tração dianteira e integral (AWD-i) com promessa de maior eficiência e de prestações melhoradas.

O sistema motriz denominado pela Toyota de ‘transeixo’ foi evoluído com novos sistemas de lubrificação e de distribuição de óleo com líquido de baixa viscosidade, o que contribui para melhorar a eficiência graças à redução de perdas elétricas e mecânicas. O novo conjunto de baterias de iões de lítio beneficia igualmente de evoluções, sendo mais potente e 40% mais leve do que antes.

Tanto o motor elétrico, como o térmico, têm números de potência melhorados, com um aumento de potência combinado de mais de 8%.

A versão 2.0 híbrida de tração dianteira apresenta uma potência combinada de 197 CV, acelerando dos zero aos 100 km/h em 8,1 segundos. A versão de tração integral tira partido de um potente motor elétrico no eixo traseiro, capaz de debitar 30.6 kWh. Este entra em ação quando é necessária maior tração em situações específicas, tendo o mesmo valor de aceleração dos zero aos 100 km/h.

A Toyota garante que foi melhorada a linearidade do sistema, bem como a capacidade de resposta, adiantando ainda que a velocidade do veículo está mais em linha com as rotações do motor para uma experiência mais agradável. A marca recalibrou a relação entre o pedal do acelerador e a resposta do motor.

Tecnologia melhorada

O novo Corolla Cross equipa também novas tecnologias, incluindo uma interface Homem-Máquina (HMI) melhorada, com um painel de instrumentos digital e configurável de 12.3 polegadas, a que se junta um ecrã central tátil de 10.5 polegadas. O novo cockpit digital beneficia de novo software e de hardware, sendo assim mais rápido a responder e intuitivo, permitindo também verificar todos os dados do sistema híbrido em funcionamento.

O mesmo se passa com o ecrã de alta definição de 10.5 polegadas, que dispõe de um processador mais rápido, podendo ser ligado aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto sem fios, bem como no conjunto de tecnologias Toyota Smart Connect. O sistema pode ser melhorado com upgrades ‘over the air’ e tem uma aplicação associada.

O modelo dispõe ainda do novo pacote de tecnologias de segurança T-Mate, passando a incluir sistema de Pré-Colisão com supressão de aceleração a baixa velocidade e assistente de viragem em cruzamentos. Haverá ainda um novo airbag dianteiro central para impedir que os ocupantes dos dois bancos dianteiros batam com as cabeças em caso de colisão.

As entregas a clientes iniciam-se no outono de 2022.