A Toyota anunciou a criação na Europa de uma unidade de desenvolvimento tecnológico no âmbito da conectividade automóvel. A recém-criada divisão Toyota Connected Europe (TCEU) responde diretamente ao departamento Toyota Connected (TC) para a ampliação do alcance global dos seus sistemas de mobilidade de base tecnológica.

A nova empresa, com sede em Londres, irá apoiar a crescente adoção de novos sistemas de mobilidade com produtos e serviços adaptados às necessidades concretas do mercado europeu. O CEO da Toyota Connected North America, Zack Hicks, será o presidente da TCEU, enquanto o presidente e CEO da Toyota Espanha e vice-presidente da Toyota Mobility & Connected Car na Toyota Motor Europe (TME), Agustín Martín (na foto) será o CEO da Toyota Connected Europe.

A localização da sede da TCEU em Londres, no Reino Unido, permitirá a este departamento ter acesso à grande concentração de dados, engenheiros e engenheiros de software da capital britânica. O investimento inicial será de 4.5 milhões de libras – algo como 5.1 milhões de euros – e irá exigir a contratação de 35 a 50 pessoas. A TCEU irá colaborar com a TME, como com os concessionários e distribuidores da Toyota a nível europeu para apoiar o lançamento de novos sistemas de mobilidade partilhada e gestão de frotas para consumidores, empresas, administrações e outros grupos interessados.

A empresa irá aproveitar e ampliar a Plataforma de Serviços de Mobilidade (Mobility Services Platform) da Toyota, um ecossistema digital com base na nuvem que disponibiliza todas as ferramentas necessárias para comercializar serviços de mobilidade como trajetos partilhados, carsharing e pagamentos remotos, bem como para gerir as operações europeias da Toyota Big Data Center.

A companhia já estabeleceu novas parcerias comerciais de mobilidade com a Servco Pacific, Inc e a Avis Budget Group, através da TCNA, uma aliança e-Palette com a Amazon, e colaborações com a DiDi, Mazda, Pizza Hut e Uber, além de empresas de táxis no Japão.