Toyota Gazoo: Muito mais do que um nome ‘engraçado’

Pedro Junceiro
Pedro Junceiro
Editor Conteúdos

O mais extremo dos Toyota Yaris promete arrebatar o segmento dos utilitários desportivos, com tecnologias inspiradas no seu novo competidor do Mundial de Ralis, o Yaris WRC.

Surgindo de rompante no mercado, o Yaris GRMN traduz uma visão desportiva mais extrema da Toyota para os seus modelos, com uma submarca criada especificamente para o efeito. Este utilitário tira partido de muito do trabalho levado a cabo pela equipa de WRC para o seu carro (muito do qual efetuado por Tommi Makinen), com a Toyota a recorrer à sigla GRMN para apelidar o seu Yaris com motor 1.8 sobrealimentado e 210 CV de potência.

A sigla pode parecer de descodificação difícil, mas até se revela bem simples, mostrando bem o empenho da Toyota na conceção do seu Yaris: ‘Gazoo Racing Meister of Nürburgring’, ou seja, o ‘mestre de Nürburgring’, aquele que é um dos traçados mais exigentes do mundo e no qual muitos dos desportivos são submetidos a exaustivos testes de desenvolvimento para o seu aprumo dinâmico.

Com uma vasta tradição naquele mesmo circuito situado nas montanhas de Eifel, desde logo pelas participações nas corridas de 24 Horas ali disputadas com Lexus e Toyota, a Gazoo Racing submeteu o Yaris a um processo de desenvolvimento mais intenso. Mas o termo ‘mestre do Nürburgring’ é também uma homenagem com grande peso na Toyota, já que é também a alcunha pela qual Hiromu Naruse, antigo piloto de desenvolvimento da companhia, era conhecido.

Já sabe o que é GRMN. E Gazoo?

Quanto ao termo Gazoo, a explicação é também simples. Hoje, a expressão ‘Gazoo’ significa, muito sucintamente, ‘garagem’, ou seja, segundo a marca, “um espaço intimista onde as pessoas trabalham em conjunto para melhorar até os mais pequenos detalhes, com o objetivo de preparar carros e serviços cada vez melhores para cada cliente, em cada garagem”.

Contudo, a história por trás da expressão Gazoo tem mais tempo, cerca de duas décadas para se ser mais preciso, sendo preciso retornar até aos primórdios da Internet para se recordar o site ‘Gazoo.com’, no qual eram reunidos os veículos em stock disponíveis em cada uma das concessões. Aliás, ‘gazoo’ deriva da palavra japonesa ‘Gazō’, imagem ou fotografia.

Hoje é fácil encontrar-se de tudo na Internet, mas há duas décadas a apresentação de imagens na Internet em formato quase catálogo por parte da Toyota era quase revolucionário, na medida em que apresentava aos seus clientes uma ampla oferta de carros, permitindo-lhe encontrar as melhores variantes disponíveis.

Agora que já sabe a razão para a utilização dos dois nomes, pode ver o nosso primeiro contacto com o Yaris GRMN, efetuado nas estradas espanholas de Barcelona. E se ficar com vontade de adquirir um, vai ficar triste por saber que a produção do GRMN está já totalmente esgotada. Um futuro clássico que, certamente, terá também um preço elevado no mercado de usados, atendendo à sua raridade.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.