Toyota Yaris GRMN: A razão para ser Gazoo ‘Mestre do Nürburgring’

06/03/2017

O mais extremo dos Toyota Yaris promete arrebatar de rajada o segmento dos utilitários desportivos, com tecnologias inspiradas no seu novo competidor do Mundial de Ralis, o Yaris WRC.

Modelo renovado em Genebra, onde é uma das estrelas do stand da marca japonesa, o Yaris contará também com uma inédita versão de alta performance, traduzindo igualmente o empenho que tem vindo a ser desenvolvido em prol de uma visão mais desportiva e emocional da Toyota.

Assim, tirando partido de muito do trabalho levado a cabo pela equipa de WRC para o seu carro (muito do qual efetuado por Tommi Makinen), a Toyota recorreu à sigla GRMN para apelidar o seu Yaris com motor 1.8 sobrealimentado e com mais de 210 CV de potência.

A sigla pode parecer de descodificação difícil, mas até se revela bem simples, mostrando bem o empenho da Toyota na conceção deste seu novo Yaris: ‘Gazoo Racing Meister of Nürburgring’, ou seja, o ‘mestre de Nürburgring’, aquele que é um dos traçados mais exigentes do mundo e no qual muitos dos desportivos são submetidos a exaustivos testes de desenvolvimento para o seu aprumo dinâmico.

Com uma vasta tradição naquele mesmo circuito situado nas montanhas de Eifel, desde logo pelas participações nas corridas de 24 Horas ali disputadas com Lexus e Toyota, a Gazoo Racing submeteu o Yaris a um processo de desenvolvimento mais intenso. Mas o termo ‘mestre do Nürburgring’ é também uma homenagem com grande peso na Toyota, já que é também a alcunha pela qual Hiromu Naruse, antigo piloto de desenvolvimento da companhia, era conhecido.

Já sabe o que é GRMN. E Gazoo?

Quanto ao termo Gazoo, a explicação é também simples. Hoje, a expressão ‘Gazoo’ significa, muito sucintamente, ‘garagem’, ou seja, segundo a marca, “um espaço intimista onde as pessoas trabalham em conjunto para melhorar até os mais pequenos detalhes, com o objetivo de preparar carros e serviços cada vez melhores para cada cliente, em cada garagem”.

Contudo, a história por trás da expressão Gazoo tem mais tempo, cerca de duas décadas para se ser mais preciso, sendo preciso retornar até aos primórdios da Internet para se recordar o site ‘Gazoo.com’, no qual eram reunidos os veículos em stock disponíveis em cada uma das concessões. Aliás, ‘gazoo’ deriva da palavra japonesa ‘Gazō’, imagem ou fotografia.

Hoje é fácil encontrar-se de tudo na Internet, mas há duas décadas a apresentação de imagens na Internet em formato quase catálogo por parte da Toyota era quase revolucionário, na medida em que apresentava aos seus clientes uma ampla oferta de carros, permitindo-lhe encontrar as melhores variantes disponíveis.

*reportagem no Salão de Genebra 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.