A Toyota continua a expandir a aplicação da denominação Gazoo Racing (GR) a novos modelos, criando uma versão GR Sport para a Hilux, situando-se como a nova versão de topo.

A Hilux GR Sport foi concebida para atrair a atenção dos clientes que procuram um estilo de vida ativo com uma imagem mais desportiva e aptidões para aventura e lazer. A Toyota desenvolveu a suspensão com o intuito de oferecer uma experiência de condução mais veemente, com mais controlo, capacidade de resposta e sensação de aderência ao piso. Uma série de detalhes exclusivos, no interior e exterior que reforçam o design da pick-up inspirada na Gazoo Racing (GR).

Para reforçar as suas capacidades fora de estrada, a Hilux GR Sport recebe um diferencial autoblocante automático e controlo ativo de tração, além de dispor de melhorias nas áreas do ruído e vibração.

“Esta nova versão, que foi inspirada pela nossa icónica Hilux do Dakar, traz outro nível de experiência de condução, quer em estrada, quer fora dela. A Hilux GR Sport junta o espírito dos nossos carros de corrida, trazendo um pouco do Dakar aos clientes de todo o mundo”, refere o piloto da Toyota Gazoo Racing e campeão mundial de Rali Cross-Country e tricampeão do Dakar, Nasser Al-Attiyah, que compete neste momento no Dakar, precisamente.

Nova suspensão

A principal novidade é a adoção de novos amortecedores e molas helicoidais dianteiras. A nova suspensão conta com um melhorado desempenho de amortecimento, com resposta mais rápida do amortecedor e melhor dissipação de calor. Os novos amortecedores também mantêm a qualidade do óleo dentro do amortecedor mesmo ao conduzir em condições mais difíceis.

As molas dianteiras, agora mais duras, e os novos amortecedores passam a ser pintados de vermelho para destacar o carácter especial da Hilux GR Sport. Em comparação com a restante gama, estas mudanças oferecem melhorias significativas nas características de condução, incluindo a resposta da direção e comportamento em curva, no desempenho dinâmico em linha reta e sensação de aderência traseira mesmo em curvas mais bruscas ou apertadas.

A nova configuração contribui significativamente para o conforto, com uma resposta rápida às altas frequências de vibração e aumenta a capacidade de amortecimento para controlar o movimento da carroçaria e eliminar choques.

Desempenho competente

A Hilux GR Sport conta com o motor de 2.8 litros, introduzido na gama em 2020. Esta motorização apresenta-se com 204 CV de potência e 500 Nm de binário, aliado a uma caixa automática de seis velocidades. Exclusivamente na versão de cabina dupla, a Hilux GR Sport permite uma carga útil até uma tonelada e rebocar até 3.5 toneladas.

A grelha dianteira preta tem uma malha em padrão G específica e apresenta uma barra horizontal central proeminente. No lugar habitual do logotipo da marca, surge o nome ‘TOYOTA’, escrito por extenso, que evoca os modelos clássicos. Este toque é inspirado no design da quarta geração do início dos anos 1980. O design frontal tem a sua robustez amplificada por novos e maiores contornos dos faróis de nevoeiro dianteiros. As jantes de liga leve de 17 polegadas surgem com contraste preto e acabamento maquinado, montadas em pneus de todo-o-terreno. A cor preta está presente no exterior dos espelhos retrovisores, degraus laterais, guarda-lamas e zona de abertura da traseira. Realçando o contraste com o vermelho dos novos amortecedores.

No habitáculo, os novos bancos dianteiros desportivos, apresentam uma combinação de pele preta e camurça sintética com pesponto vermelho. A marca GR Sport está presente nos encostos dos bancos, tapetes, no botão “Start” e no gráfico de animação do mostrador de informações. Para os que procuram mais controlo, a transmissão permite o controlo manual. Os pedais desportivos de alumínio combinam com os acabamentos em fibra de carbono e com a linha vermelha ao longo da largura do painel de instrumentos. A iluminação do painel de portas é num azul suave.

Ao nível de equipamento, a Hilux GR Sport inclui faróis LED, chave inteligente, ar condicionado bi-zona, controlo de assistência em descidas e um diferencial autoblocante automático.

A chegada a Portugal da nova Hilux GR SPort está prevista para final de setembro de 2022.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.