Toyota Land Cruiser: A nova face da robustez automóvel

12/09/2017

Dono de uma imagem impressionante de robustez, o Toyota Land Cruiser chega a 2017 com uma nova geração, dando assim continuidade a mais de 65 anos de resistência num segmento em que as outras escolhas começam escassear.

A marca nipónica faz uma afirmação arrojada para este seu novo Land Cruiser, ao referir que é o modelo que “aonde quer que queira ir” é capaz de o “levar até lá. Para dar validade a essa noção, a Toyota trabalhou bastante no desenvolvimento desta nova geração, de forma a conceber um modelo com elevados níveis de qualidade e de conforto, sem que as suas propriedades de robustez e versatilidade 4×4 sejam postas em causa.

Enquanto modelo verdadeiramente global, estando disponível em mais de 190 países, o que constitui um máximo entre todos os modelos de Toyota existentes, as aptidões de todo-o-terreno do Land Cruiser granjearam-lhe uma forte reputação entre os modelos de tração integral, chegando a líder de vendas do segmento em mais de 10 países europeus.

Nova era, novos desafios

O novo Land Cruiser solidifica essa reputação com um novo design exterior, mais moderno e robusto, interiores mais sofisticados e de maior conforto aos quais não falta mais qualidade e mais tecnologia e melhorias nos seus atributos dinâmicos, incluindo-se aqui uma maior facilidade de utilização, tanto em estrada como fora de estrada.

De acordo com a marca, que revela a nova geração no Salão de Frankfurt, antes de chegar ao mercado nacional em novembro, a ‘chave’ para o bom desempenho de condução deste Land Cruiser em todo-o-terreno está no tipo de construção carroçaria sobre chassis, que é resistente a deformações e mais duradouro, acabando por ser único no seu segmento. Preparando-se para utilizações intensivas, o Toyota Land Cruiser promete ser “fácil de manter e de reparar”, com um “alto nível de proteção contra danos, ao mesmo tempo que reduz significativamente a torção da carroçaria, permitindo ao condutor otimizar o posicionamento e o controlo do veículo”. Outra vantagem deste tipo de construção, apontam, é o melhor isolamento do habitáculo face aos impactos da suspensão, importante em condução fora de estrada.

Estética robusta

O aspeto do novo Land Cruiser permanece robusto: o comprimento total aumentou 60 mm para 4.840 mm (4.565 mm para a versão de três portas), mas é o seu desenho que o torna num ‘durão’ das mais complicadas missões. Com os redesenhados capot, grelha de radiador, faróis e para-choques dianteiro, a frente do Land Cruiser recupera vários elementos estruturais da sua tradição única de design.

O capot, por exemplo, foi moldado para aumentar a visibilidade descendente ao centro. Para sua proteção, o motor está ensanduichado pelas secções laterais dos para-choques. Incorporando os faróis de nevoeiro, a parte inferior dos cantos dos para-choques sobe e a secção central tem a forma de placa de deslizamento para melhorar a manobrabilidade fora de estrada. E as partes superiores dos flancos da carroçaria foram subidas para ajudar o condutor a mais facilmente perceber onde estão as extremidades do veículo.

A grelha do radiador e os faróis principais foram colocados em posição alta para uma melhor funcionalidade fora de estrada. As aberturas da grelha são tão grandes quanto possível para permitir um melhor rendimento da refrigeração do motor, enquanto os feixes principais dos faróis estão posicionados no interior para evitar danos causados por obstáculos durante a condução em todo-o-terreno. Integrando os feixes de máximos e de médios, a luz dianteira de mudança de direção e Luzes de Condução Diurna (DRL) dentro de um invólucro distintivo, os grupos óticos podem estar equipados com faróis de halogéneo ou LED/halogéneo, neste caso incorporando DRL LED.

A motorização e todas as peças funcionais estão mais protegidas, destacando-se ainda pelo diâmetro de viragem reduzido, de apenas 5,8 metros (5,2 metros no 3 portas) e distância ao solo generosa 215 mm ou 205 mm no caso do três portas) para suplantar os rigores da mais exigente condução em todo-o-terreno. Além disso, os ângulos de ataque de 31 graus, de saída de 25 graus e ventral de 22 graus garantem as aptidões deste modelo em todo-o-terreno e a sua competência a entrar e sair de locais mais difíceis.

O perfil do veículo é ainda beneficiado pela possibilidade de escolha entre jantes de ligas de 17″ com seis raios e novos pneus de baixa resistência ao rolamento), jantes de liga leve de 18″ pintadas com alto brilho ou jantes de liga leve de 19″ e 12 raios com acabamento maquinado (o equipamento das versões em Portugal ainda está em definição). O novo Land Cruiser está disponível numa escolha de dez cores de carroçaria, duas das quais são novas neste modelo – o Azul Premium e Bronze Avantgarde.

Interior mais requintado

Apresentando um conjunto de comandos ergonomicamente otimizado e funcionalmente agrupado, o novo design de painel de bordo incorpora o grande sistema multimédia Toyota Touch 2 de 8 polegadas com sistema Go, mostradores Optitron e um ecrã multi-informação de 4.2″ comandado a partir do volante que fornece ao condutor os dados relevantes do veículo e do sistema de infoentretenimento. Os comandos relacionados com a transmissão, condução e conforto foram claramente separados em zonas específicas, havendo ainda uma nova alavanca do seletor de velocidades em pele remodelada para maior conforto e outros elementos de maior qualidade, como o volante, também novo e idêntico ao que existe nos Land Cruiser V8.

O conforto a bordo foi melhorado através da adoção de ventilação dos bancos dianteiros, aquecimento dos bancos traseiros e controlo automático da climatização, de um para-brisas elétrico, aquecido e com sistema de lavagem de faróis aquecido, retrovisores exteriores rebatíveis eletricamente e um novo design de chave inteligente.

Diesel é opção única

Na Europa ocidental o novo Land Cruiser é alimentado por um motor turbodiesel 2.8 D-4D de 177 CV. Acoplado à transmissão automática de 6 velocidades, a motorização produz 370 Nm de binário logo às 1.200 rpm, que é um valor muito interessante. Este propulsor permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 12,7 segundos e uma velocidade máxima de 175 km/h, dado que não é importante, mas que não fica mal neste modelo. O consumo médio de combustível e as emissões de CO2 são de 7,4 l/100 km e 194 g/km, respetivamente.

Quando equipado com a transmissão manual de 6 velocidades, o Land Cruiser 2.8 D-4D oferece binário máximo de 420 Nm entre as 1.400 e as 2.600 rpm. A aceleração de 0 a 100 km/h pode ser feita em 12,1 segundos e a velocidade máxima é de 175 km/h, enquanto o consumo médio de combustível é igualmente de 7,4 l/ 100 km e emissões de CO2 em 194 g/km. Existem outras versões para outros mercados, mas que não estarão disponíveis em Portugal.

Além dos sistemas previstos para maximizar o desempenho do veículo fora de estrada, o Land Cruiser em Portugal apresenta de série o “Toyota Safety Sense”, tecnologias de segurança ativas projetadas para ajudar a prevenir ou mitigar colisões numa ampla gama de situações de trânsito. Combinando uma câmara e um radar de ondas milimétricas, para um elevada capacidade de deteção, possui um Sistema de Segurança de Pré-Colisão (PCS) com função de deteção de peões, Cruise Control Adaptativo (ACC), Sistema de Alerta à Mudança de Faixa de Rodagem (LDA) e Sistema de Máximos Automático (Automatic High Beam).

Outros sistemas de apoio ao condutor que ampliam a segurança incluem um Monitor de Ângulos Mortos (BSM) com Alerta de Tráfego Transversal Traseiro (RCTA) e um melhorado Sistema de Aviso da Pressão dos Pneus (TPWS).

*Em Frankfurt.

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