A Toyota Motor Europe vai voltar a ter liderança japonesa, depois de anunciar hoje que a divisão europeia do construtor vai passar a ter Yoshihiro Nakata no cargo de CEO da região, ao passo que Matt Harrison deixa o cargo e passa a ocupar a posição de diretor de operações (COO) da marca no Velho Continente.

Desde 2010 que a divisão europeia da Toyota não contava com liderança japonesa, tendo sido Tadashi Arashima o último. Entretanto, o cargo máximo de CEO da Toyota Motor Europeu foi ocupado por Didier Leroy, Johan van Zyl e, mais recentemente, Harrison.

A marca japonesa está a levar a cabo uma reestruturação quase completa de toda a sua estrutura de forma a acelerar os processos de decisão e a melhorar os processos de troca de informações com a Toyota no Japão, numa medida que visa também dinamizar a posição da Toyota a nível global.

Assim, Nakata ficará responsável da região europeia, tendo a seu cargo o planeamento estratégico, comunicação e relacionamento com a ‘casa-mãe’, ao passo que Harrison ficará num cargo mais orientado para a vertente de implementação operacional e comercial na Europa.

De acordo com a marca, a “Europa é a região com a mudança automóvel mais rápida no mundo, em especial em áreas-chave como a redução de carbono e neutralidade carbónica, eletrificação, economia do hidrogénio e soluções de mobilidade”. Num contexto em que a Toyota tem vindo a crescer, o objetivo é reforçar a sua posição e demonstrar-se mais consistente nas suas decisões em relação ao mercado da mobilidade.

“Atualmente, a Toyota desfruta de sucesso sem precedentes na Europa com uma quota de mercado de 7,3% em 2022 e um segundo lugar destacado para a marca Toyota em termos de volume de vendas por região – graças, largamente, à procura crescente dos clientes pela sua gama multi-tecnologia de produtos eletrificados de baixas emissões e às ofertas de mobilidade da Kinto”, destaca a Toyota, em comunicado.