M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Servindo a várias gerações de famílias, a Toyota Hiace fez história em Portugal. Mais do que uma carrinha comercial, a Hiace conquistou o coração de muitos portugueses pela sua versatilidade, tanto para o transporte de mercadorias como de pessoas, e era um dos carros favoritos das famílias numerosas. Hoje, a Hiace já não existe, mas a segunda geração da Toyota Proace traz de volta as mesmas capacidades e o mesmo espírito da sua antepassada.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

No passado, a Hiace era construída em Portugal. Isso já não é possível, e a Toyota Proace recorre a uma plataforma mecânica idealizada pela Peugeot. Mas a funcionalidade e conforto habitualmente associados à Hiace estão presentes nesta nova Proace. O novo modelo chega a Portugal em duas variantes, a Proace Van, adaptada para transporte de mercadorias e serviços, e a Proace Verso, preparada para passageiros ou para uso familiar.

A Proace tem três dimensões, a L0 com distância entre eixos de 2925 mm e 4,6 metros de comprimento, a L1 com distância entre eixos de 3275 mm e 4,9 metros, e a L2 com a mesma base mas comprimentos estendido para 5,3 metros. Mesmo a versão curta consegue transportar até 5100 litros de carga, subindo até 6600 litros na mais longa, com um peso máximo de 1400 kg, nos motores mais potentes. Pode já não chamar-se Hiace, mas a Toyota Proace faz tudo o que a antiga fazia e mais.

No habitáculo, uma escotilha permite transportar objectos mais compridos, oferecendo 1,16 metros no lugar do banco do passageiro. Na versão de carga, este banco tem uma mesa rotativa, transformando a Proace num escritório. Estão disponíveis três fontes de alimentação de 12 V, duas no habitáculo e uma no compartimento de carga. A Proace Van tem apenas uma fila de bancos, enquanto a Proace Service tem utilização mista, com uma segunda fila de banco e um total de seis lugares.

Já a Toyota Proace Verso pode ter a mesma base, mas não tem nada que a confunda com um comercial típico, é um verdadeiro automóvel de passageiros. A sua gama divide-se em Combi, Shuttle (com oito e nove lugares) e Prime (para uso executivo), todas com um bom nível de equipamento e algumas com uma aparência mais luxuosa. Mesmo com nove lugares, a carroçaria mais longa tem quase 1000 litros de espaço para bagagem, que podem aumentar na versão Shuttle, com bancos deslizantes e reclináveis. A Toyota Proace Verso paga apenas classe 1 nas portagens, desde que tenha Via Verde.

Os motores são fornecidos pelo Grupo PSA, começando em versões 1.6 Diesel com 95 e 115 cv, seguindo-se o 2.0 com 120 ou 150 cv (a Toyota Proace Verso Prime tem 180 cv e caixa automática, mas para já não está disponível. Os preços começam nos 26.902 euros para a Proace e nos 35.802 euros para a Proace Verso, sendo que a Toyota oferece condições especiais de aquisição para instituições de solidariedade.

Preços:
Toyota Proace
Van L0 (95 cv) – 26902€
Van L1 (115 cv) – 29752€
Van L2 (120 cv) – 32502€
Service L1 (115 cv) – 32112€
Service L2 (120 cv) – 35142€

Toyota Proace VErso
Combi L1 (115 cv) – 35802€
Combi L1 crianças (115 cv) – 36452€
Combi L1 tacógrafo (115 cv) – 38002€
Shuttle 9L L1 (115 cv) – 37852€
Shuttle 8L L1 (150 cv) – 44007€

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