A edição deste ano das 24 Horas de Le Mans é histórica no sentido em que se celebra o centenário da prova, pelo que várias marcas preparam também algumas surpresas paralelas à competição. Com o pelotão de equipas mais recheado dos últimos anos, a Toyota procura mais um triunfo, mas também promete revelar um protótipo desportivo que integra tecnologias híbridas desenvolvidas nas competições de resistência.

A marca japonesa, que terá os seus carros vencedores da prova em exposição, revelou uma primeira imagem, que não revela por completo o seu estilo, embora seja possível ver a sua dianteira, bastante baixa e agressiva.

Este é apenas um dos muitos esforços da Toyota Gazoo Racing naquele fim de semana, no qual procurará celebrar o seu passado desportivo, mas também o futuro de emissões neutras (no qual se insere aquele concept misterioso).

O modelo será exposto, aliás, no âmbito de uma conferência levada a cabo em conjunto pela Organização Nacional de Turismo do Japão e a Mazda Motor Corporation, que foi a primeira marca japonesa a vencer em Le Mans, em 1991, para demonstrar os esforços na descarbonização na sociedade do Japão.