Quando a Renault refere a sua experiência nos veículos comerciais elétricos, fá-lo com uma noção muito concreta, já que a marca foi uma das primeiras a lançar um comercial ligeiro elétrico: lançada há dez anos, a Kangoo Z.E. foi precursora de uma mudança que, entretanto, foi normalizada pelos demais construtores.
Com uma gama atual composta agora pela nova geração da Kangoo E-Tech e pela renovada Master E-Tech, a chegada da Trafic com motorização 100% elétrica abre mais uma ‘frente’ na luta dos elétricos, colocando a Renault em todos os segmentos e perante todas as necessidades.
“Temos a ambição de uma transição para uma mobilidade sustentável e segura. Queremos um design inteligente de veículos, mas também que sejam amigos do ambiente. Sobretudo, que possam atender às expectativas dos clientes”, refere Heinz-Jürgen Löw, Vice-Presidente da Renault para os Veículos Comerciais, ao apresentar o novo Trafic E-Tech Electric no Salão de Hannover para Comerciais.
Com cerca de 40 anos de história no mercado (e mais de 2.2 milhões de unidades vendidas em 50 países), a Renault Trafic é uma viatura emblemática para a marca francesa, tendo esta variante elétrica a capacidade de não fazer qualquer cedência em termos de capacidade de carga e funcionalidade do interior em comparação com as versões de combustão. A personalização e a adaptação a diferentes atividades mantém-se também totalmente possível nesta versão elétrica.
Estará disponível em dois comprimentos de carroçaria (5,08 metros e 5,48 metros) e duas alturas (1967 mm e 2498 mm), com uma capacidade de carga de 5,8 metros cúbicos a 8.9 metros cúbicos (até 4,15 metros de comprimento de carga na versão L2 alongada).Autonomia à medida
Considerando que a grande maioria dos seus clientes-tipo da Traffic não percorrem mais de 100 quilómetros diariamente, a Renault optou por montar um motor elétrico de 90 kW/120 CV de potência em associação a uma bateria de 52 kWh para uma autonomia em ciclo combinado WLTP de 240 quilómetros. Notavelmente, a Trafic E-Tech Electric tem ainda uma capacidade de reboque de 750 kg e de carga de até 1.1 toneladas.
Para o carregamento propõe três soluções: carregador de bordo (CA) de 7 kW para tomadas domésticas, um carregador de bordo (CA) para até 22 kW para carregamento em postos públicos e a possibilidade de carregar nos postos rápidos (CC) até 50 kW, sendo este um opcional proposto pela marca. Nesta última condição, pode passar de 15% a 80% em cerca de 50 minutos.
Os preços serão dados a conhecer numa fase posterior.
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