A Renault apresentou uma nova versão elétrica para a sua gama de veículos comerciais, a Trafic E-Tech Electric, modelo que reforça a aposta da marca gaulesa na mobilidade sustentável com o intuito de responder às necessidades dos seus clientes profissionais. Ao mesmo tempo, assegura também o compromisso para com a estratégia de mobilidade a hidrogénio.

Quando a Renault refere a sua experiência nos veículos comerciais elétricos, fá-lo com uma noção muito concreta, já que a marca foi uma das primeiras a lançar um comercial ligeiro elétrico: lançada há dez anos, a Kangoo Z.E. foi precursora de uma mudança que, entretanto, foi normalizada pelos demais construtores.

Com uma gama atual composta agora pela nova geração da Kangoo E-Tech e pela renovada Master E-Tech, a chegada da Trafic com motorização 100% elétrica abre mais uma ‘frente’ na luta dos elétricos, colocando a Renault em todos os segmentos e perante todas as necessidades.

“Temos a ambição de uma transição para uma mobilidade sustentável e segura. Queremos um design inteligente de veículos, mas também que sejam amigos do ambiente. Sobretudo, que possam atender às expectativas dos clientes”, refere Heinz-Jürgen Löw, Vice-Presidente da Renault para os Veículos Comerciais, ao apresentar o novo Trafic E-Tech Electric no Salão de Hannover para Comerciais.

Com cerca de 40 anos de história no mercado (e mais de 2.2 milhões de unidades vendidas em 50 países), a Renault Trafic é uma viatura emblemática para a marca francesa, tendo esta variante elétrica a capacidade de não fazer qualquer cedência em termos de capacidade de carga e funcionalidade do interior em comparação com as versões de combustão. A personalização e a adaptação a diferentes atividades mantém-se também totalmente possível nesta versão elétrica.

Estará disponível em dois comprimentos de carroçaria (5,08 metros e 5,48 metros) e duas alturas (1967 mm e 2498 mm), com uma capacidade de carga de 5,8 metros cúbicos a 8.9 metros cúbicos (até 4,15 metros de comprimento de carga na versão L2 alongada).

Autonomia à medida

Considerando que a grande maioria dos seus clientes-tipo da Traffic não percorrem mais de 100 quilómetros diariamente, a Renault optou por montar um motor elétrico de 90 kW/120 CV de potência em associação a uma bateria de 52 kWh para uma autonomia em ciclo combinado WLTP de 240 quilómetros. Notavelmente, a Trafic E-Tech Electric tem ainda uma capacidade de reboque de 750 kg e de carga de até 1.1 toneladas.

Para o carregamento propõe três soluções: carregador de bordo (CA) de 7 kW para tomadas domésticas, um carregador de bordo (CA) para até 22 kW para carregamento em postos públicos e a possibilidade de carregar nos postos rápidos (CC) até 50 kW, sendo este um opcional proposto pela marca. Nesta última condição, pode passar de 15% a 80% em cerca de 50 minutos.

A lista de sistemas de conectividade e de segurança também foi ampliada, com muitas tecnologias que visam melhorar as condições de condução e de trabalho, incluindo soluções de controlo e gestão de frotas. De série, a nova Trafic elétrica dispõe ainda de um sistema Easy Link de 8.0 polegadas.

Os preços serão dados a conhecer numa fase posterior.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.