A Opel anunciou a aceleração da ofensiva de eletrificação já este ano, com onze modelos da marca alemã a serem eletrificados até meados de 2022, incluindo toda a gama de veículos comerciais ligeiros (VCL). Ou seja, alguns dos modelos serão propostos, já este ano, exclusivamente em versões elétricas alimentadas a bateria, nomeadamente os Combo Life, Vivaro Combi e Zafira Life.

“Não há alternativa à eletrificação. No futuro, a Opel ganhará ainda mais tração com inovações amigas do ambiente. E o que nos mostra, de novo e de uma forma clara, esta rápida mudança, é que a partir de 2024 iremos oferecer uma versão eletrificada de cada modelo Opel, sem exceções. Por outras palavras, os sucessores do Crossland e do Insignia serão, também eles, eletrificados. A nossa posição é clara: A partir de 2028, venderemos exclusivamente veículos elétricos alimentados a bateria na Europa”, sublinhou Uwe Hochgeschurtz, CEO da Opel.

Nos próximos meses, a nova geração do Opel Astra será o elemento-chave da ofensiva de eletrificação da marca com sede em Rüsselsheim. Depois da estreia em setembro de 2021, o novo Astra de cinco portas chegará aos clientes na primavera e estará disponível, desde logo, em versão híbrida ‘plug-in’. Em 2023, o Astra-e, puramente elétrico, a bateria, completará a gama.

O Opel Combo-e Life e o Opel Zafira-e Life são já muito bem-sucedidos no mercado. Ambos os MPV são propulsionados por um motor elétrico de 100 kW/136 CV. Com a sua bateria de iões de lítio de 50 kWh de capacidade, o Combo-e-Life conta com uma autonomia máxima de 280 quilómetros (de acordo com o ciclo WLTP). Quando necessário, precisa apenas de cerca de 30 minutos para a bateria atingir 80% da sua carga através de uma estação pública de carregamento rápido DC.

Com o grande Opel Zafira-e Life, o cliente pode optar entre uma bateria de iões de lítio de 50 kWh (autonomia de 230 quilómetros segundo o ciclo WLTP) ou uma bateria de 75 kWh para uma autonomia máxima de 330 quilómetros (segundo o ciclo WLTP). O Zafira-e Life está disponível em três comprimentos de carroçaria, tendo uma lotação máxima de nove pessoas.

Para além dos modelos híbridos Plug-in e elétricos a bateria, a Opel já pode, igualmente, propor um veículo elétrico com pilha de combustível e tecnologia ‘plug-in’. O Vivaro-e Hydrogen baseia-se na existente versão elétrica do Opel Vivaro-e, galardoado com o troféu “International Van of the Year” de 2021. O recém-lançado furgão conta com uma pilha de combustível combinada com uma bateria e tecnologia Plug-in, podendo, com os seus depósitos abastecidos com hidrogénio, alcançar uma autonomia de condução superior a 400 quilómetros (WLTP). O primeiro Opel Vivaro-e Hydrogen a sair da linha de produção começará o seu trabalho livre emissões na frota do fabricante alemão de eletrodomésticos ‘premium’, Miele.

Adicionalmente, também fruto do seu esforço de neutralização das emissões poluentes, a Opel e a Stellantis estão a avançar com os planos de construir uma ‘gigafábrica’ de células de bateria em Kaiserslautern. Já em Rüsselsheim está também a ganhar forma o projeto para transformar a sede da Opel num ‘campus’ ecológico, naquela que será a futura sede alemã da Stellantis.

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